ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Pará

Sistema Faepa/Senar e Emater Pará firmam cooperação para capacitação rumo à COP 30
Whats App Image 2025 03 21 at 11 53 38

Entidades assinaram Termo de Cooperação Técnica para ações na conferência

21 de março 2025

Por: Juliana Ferreira Cardoso

Fonte: Ascom Faepa-PA

Durante o Evento Emater – Estratégias para a COP 30, a extensionista rural e mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Social, Ivonete Lopes, apresentou o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, ressaltando a importância da educação ambiental como ferramenta para um futuro mais sustentável. Em meio às discussões, também foi apresentada a Comissão COP 30 da Emater Pará.

A parceria, formalizada por meio de um Termo de Cooperação Técnica, tem como objetivo a implementação de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento do setor agropecuário e à capacitação de técnicos e produtores rurais. O acordo prevê a elaboração de planos de trabalho específicos para a execução das atividades, sem transferência de recursos financeiros entre as partes, o que evidencia o compromisso de ambas as instituições em contribuir com seus conhecimentos e equipamentos para a promoção de um desenvolvimento sustentável.

Dentre as obrigações estabelecidas, a Emater Pará compromete-se a disponibilizar dados e informações sobre assistência e extensão rural, além de apoiar com técnicos especializados e apoio logístico nas ações propostas. Por sua vez, o SENAR, representado pelo Sistema Faepa/Senar e presidido por Carlos Xavier, será responsável por fornecer informações sobre capacitação e promoção social, realizar ações de Formação Profissional Rural (FPR) e organizar eventos estratégicos que incentivem a mobilização e o desenvolvimento dos produtores rurais.

Durante a assinatura do termo, Dilson Frazão, diretor do Sistema Faepa/Senar, saudou a todos os extensionistas presentes e reconheceu a importância da apresentação estratégica realizada pela Emater, destacando que a instituição estabeleceu metas claras dentro dessas ações. "A EMATER designou e escalou uma equipe fortíssima", enfatizou Dilson Frazão. Ele também destacou a relevância da parceria: "A importância da EMATER Pará é um motivo de satisfação e prazer, junto ao setor produtivo e pelos produtores do estado do Pará."

Joniel Abreu, presidente da EMATER-PA, destacou o fortalecimento da parceria: "Destaco também que se chegou a esse termo de cooperação técnica com a Faepa, tende a se fortalecer ainda mais, certo que o braço com o extensionista Celso Botelho. Excelente o seu trabalho junto à Faepa. Vai meu compromisso com o Dr. Xavier para fazermos as tratativas para a execução do Plano."

Celso Botelho, coordenador do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, reforçou o papel decisivo do Sistema Faepa/Senar no apoio e na qualificação dos produtores rurais.

Essa cooperação representa um passo estratégico para integrar esforços em prol de práticas que promovam o equilíbrio ambiental, social e econômico, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A parceria evidencia o compromisso das instituições com o desenvolvimento sustentável do meio rural paraense e consolida a posição do Pará como protagonista na agenda global de sustentabilidade, especialmente no contexto da COP 30.

Matérias Relacionadas