Santa Catarina
Notícias
Sistema Faesc/Senar-SC forma 31 profissionais no Curso Técnico em Agronegócio em Campo Alegre
Ao todo, 31 formandos colaram grau
Ocorreu no último fim de semana, em Campo Alegre, no Norte Catarinense, a cerimônia de formatura da primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec no município. Ao todo, 31 formandos colaram grau em uma solenidade que contou com a presença do presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo . O evento aconteceu nas dependências da Sociedade Amigos de Campo Alegre (SACA).
O curso, promovido por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Faesc, iniciou na segunda quinzena de 2016. As características especiais desta turma é que além de ser uma das maiores de Santa Catarina, também reuniu alunos vindos dos estados de São Paulo e do Paraná. As aulas foram ministradas no polo situado na sede do Sindicato Rural de Campo Alegre que também é parceiro do curso que visa oferecer capacitação técnica para ser empregada no meio rural.
Em seu discurso, Pedrozo alegou que é uma honra para o Sistema Faesc/Senar-SC contribuir com a capacitação de muitas pessoas por meio do curso técnico em agronegócio, principalmente em municípios menores em que a predominância econômica é a agricultura. “É motivo de grande emoção acompanhar a formação de novos técnicos. Isso comprava que a educação é o caminho para o desenvolvimento do meio rural”, afirmou.
O presidente também ressaltou a abrangente atuação do curso técnico em agronegócio em Santa Catarina. “Temos a alegria de contar com polos nos municípios de Araranguá, Braço do Norte, Canoinhas, Fraiburgo, São Joaquim, São José, São Miguel do Oeste, Seara e Rio do Sul. A intenção para o próximo ano é abrir novos polos no Estado, abrangendo ainda mais a nossa atuação e possibilitando formação técnica no campo”, salientou.
Pedrozo lembrou que além de um elevado currículo, o curso conta com a certificação no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC) e tem reconhecimento no Ministério da Educação (MEC). “O objetivo é dar oportunidade, principalmente, para os filhos de produtores rurais, proporcionando aperfeiçoamento preparando-os para os desafios e oportunidades que o setor apresenta”, acrescentou.
A presidente do Sindicato Rural de Campo Alegre, Lucía Bousses , falou sobre o orgulho do município em sediar um curso tão importante. Falou, ainda, sobre o desafio de integrar a organização da iniciativa. “Era tudo novo. Os 39 alunos realizaram um processo seletivo que foi bastante disputado. Temos formados de várias partes da região e de outros Estados. Sabemos que o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e o campo deve se manter em constante qualificação para que possamos continuar competindo no mercado internacional”.
Além do presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, estiveram presentes no evento a paraninfa dos formandos e coordenadora regional da Rede e-Tec, Kátia Simone Agapito Zanella e os tutores presenciais do curso Thalyta Marcílio, Diego Hieimkemerer Silva eSérgio Carlos de Oliveira. Também participou da solenidade o vereador Tancredo Ronskarepresentando o Poder Legislativo de Campo Alegre.
TECNOLOGIA NO CAMPO
O novo técnico em agronegócio Fredrico Justen Naumann é de São José dos Pinhais (PR), na Grande Curitiba e contou que sua ideia é desenvolver um sistema de gestão para controlar propriedades rurais. Esse foi um dos motivos que o levaram a se inscrever. “O curso é excelente. Cursei Engenharia da Computação em Curitiba e fiz o técnico em agronegócio com a intenção de desenvolver um sistema sustentável voltado às pequenas propriedades para que elas maximizem seus lucros”, explicou.