Mato Grosso do Sul
Técnico do Senar/MS relata experiência em ação para reconstruir agropecuária do RS atingida por enchentes
Renato está entre os 20 profissionais enviados ao estado gaúcho para ajudar produtores na retomada das atividades
Por: Michael Franco
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
O Senar/MS extrapolou os limites do estado para estender a mão aos produtores rurais gaúchos atingidos pela tragédia das enchentes neste ano. Técnicos da instituição viajaram para o Rio Grande do Sul para atuar na recuperação da agropecuária local, por meio do programa “SuperAção”, coordenado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Renato Cervantes, foi um dos primeiros a participar. Agora, de volta a Mato Grosso do Sul, relata a experiência no #TransformandoVidas desta sexta-feira (02).
“Quando me inscrevi, eu pensei que iria ajudar. Eu não imaginava que quem sairia ajudado de toda essa experiência seria eu. Com certeza o ganhador de todo esse processo fui eu. Voltei com ar renovado, louco para espalhar essas notícias, trazer para os produtores daqui essa força e para colocar esse conhecimento aonde ele tem que chegar, que é no campo”, destaca o técnico.
O especialista do Senar/MS não traz apenas memórias do caos. A resiliência constante dos produtores é nítida nas lembranças. “Depois de tudo isso o que sobrou para o homem do campo foi só a terra e a vida. E com a terra e a vida na mão, dá para sentir que eles estão com vontade de dar a volta por cima, restabelecer os campos de cultivo e voltar a produzir o mais rápido possível. Vontade de jogar a semente no chão e manter a produção”, relembra.
“A cena que fica na minha cabeça aconteceu em uma propriedade em que a casa ainda estava toda cheia de entulho, janelas e portas quebradas. A mãe do produtor rural estava plantando flores no meio da lama e dos entulhos porque a lembrança que ela tinha era daquele quintal florido. O que pareceu para mim, foi o início de uma primavera de pois de um inverno pesado”, complementa.
Além da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), de extrema necessidade em um momento tão crítico, donativos também foram entregues pelos voluntários. “Fizemos a coleta de solo para análise e diagnóstico com intuito de orientar o produtor no melhor caminho. E levamos itens básicos como caixas d'água, geladeiras, alimentos, e fogões para quem tinha perdido tudo. Para quem perdeu a área de pastagem, levamos outros alimentos, feno pré secado e as máquinas que eles estavam precisando muito”, explica Renato.
O trabalho do “SuperAção” continua com técnicos de todo o país se deslocando para o trabalho no Rio Grande do Sul. No início de julho, a segunda turma de profissionais do Senar/MS viajou para o estado gaúcho, tornando ainda maior o legado de toda essa ação. Ao todo, 20 profissionais de MS participaram da ação.
“Fazer parte desse time realmente é um orgulho. O produtor pode contar com o Senar em qualquer momento do processo produtivo. Tem muito serviço pela frente. O bom é saber também que tem muito técnico empenhado em ajudar nesse projeto até o fim”, completa o técnico do Senar/MS.