Tecnologia no campo: Sistema Faec/Senar premia vencedores do Hackathon Agrotech

Iniciativa, que valoriza startups que desenvolvem soluções inovadoras para o agronegócio, foi realizada durante o PEC Nordeste 2025

Compartilhe:

Bruno Cabral

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Faec/Senar

O Sistema Faec/Senar realizou, na sexta-feira (27), a cerimônia de premiação dos vencedores do Hackathon Agrotech Inova, evento promovido durante o PEC Nordeste 2025, nos dias 6 e 7 de junho. A iniciativa teve como objetivo incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicáveis ao setor agropecuário cearense, reunindo startups, profissionais do agronegócio, estudantes, desenvolvedores e designers.

Premiações:

1º lugar – Sincro: Thiago Galdino Cruz, José André Carvalho Lima e Pedro Henrique Almeida Miranda.

2º lugar – Biovalor Inova Simples (I.S.): Damiclea Martins Vasconcelos, Maxmüller Marques Fernandes, Ídila Maria da Silva Araújo e Ênio Giuliano Girão.

3º lugar – CyberAgro: Edson Lourenço Bezerra Filho, Caroline Alves da Silva Bezerra e Anny Karoline de Sales Rocha Bezerra.

A startup Sincro apresentou um sistema inteligente de monitoramento de silagem, composto por sensores embarcados com comunicação sem fio de longo alcance. A tecnologia realiza a medição de temperatura, umidade, compactação, fermentação e pH, gerando alertas em tempo real para ações corretivas nos silos. A equipe também desenvolveu um sistema de monitoramento climático inteligente, baseado em estações meteorológicas autônomas, alimentadas por energia solar e interligadas por rádio, voltado a propriedades de sequeiro e irrigadas.

A Biovalor Inova Simples (I.S.) propôs o reaproveitamento do bagaço de malte proveniente de cervejarias para produção de ração peletizada, de baixo custo e alto valor nutricional, adaptada às condições do Semiárido, promovendo a economia circular.

Já a CyberAgro apresentou uma plataforma de gestão agropecuária integrada, com uso de tecnologia RFID e visão computacional, voltada ao controle em tempo real de rebanhos, pastagens e insumos.

Durante a cerimônia, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, ressaltou a relevância da inovação tecnológica para o aumento da competitividade e da sustentabilidade na produção agropecuária regional. O evento foi realizado no Centro de Inteligência e Inovação da Agropecuária do Ceará (Ciiagro) da Faec.