Logo CNA

Tecnologia que reaproveita água para plantação será apresentada na Festa do Boi
20171005 152304 0 50153000 1515060849

A técnica desenvolvida pelo SENAR/RN e Sebrae reaproveita a água que sai da pia da cozinha, da lavanderia e do chuveiro para irrigação

6 de outubro 2017
Por Senar

A escassez de água tem proporcionado a implantação de projetos de desenvolvimento no semiárido, com o desafio de encontrar alternativas de convivência com a seca, para melhorar a qualidade de vida do homem do campo. Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Norte (SENAR/RN) desenvolveu, em parceria com o Sebrae, um sistema integrado de reuso de águas cinzas na produção de forrageiras e que estará, também, presente na 55ª Festa do Boi para demonstração. A iniciativa faz parte do Programa Sertão Empreendedor.

A técnica constitui em reaproveitar a água que sai da pia da cozinha, da lavanderia e do chuveiro para, em seguida, separar o material orgânico. Depois, essa água é filtrada em uma caixa de recepção a fim de ser transportada e logo distribuída para irrigar o alimento dos animais e outros tipos de plantações. O zootecnista Josimar Torres, do SENAR, é o responsável por essa tecnologia aqui no estado.

“Em 2015 eu estive em Israel, líder mundial em reciclagem e reuso de águas residuais para agricultura, e lá pude conhecer de perto esse sistema. Neste mesmo ano desenvolvemos uma nova tecnologia mais barata e adaptada a nossa região, que vem dado muito certo”, comentou Josimar.

Os produtores rurais que recebem, em média, oito mil litros distribuídos pelo caminhão-pipa, podem aproveitar cerca de 86% dessa água para irrigação. Josimar calcula, também, que os custos para implantação do sistema variam de R$ 2.500 a R$ 3.500 dependendo da quantidade de casas interligadas.

Quem visitar a Festa do Boi 2017 poderá ver de perto todo o funcionamento dessa tecnologia. Durante o Agropec, seminário de conhecimento e tecnologia voltado para o semiárido, foi instalado o sistema por trás do restaurante do Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A água de lá é reaproveitada para irrigar uma plantação de palma, sorgo, além de milho e os visitantes terão a chance de aprender, bem como tirar dúvidas com o instrutor do projeto.

“Diante da crise hídrica o mais legal disso é reaproveitar o nosso bem mais precioso, visto que enfrentamos uma seca prolongada. O sistema de reuso é uma tecnologia simples e estamos prontos para compartilhar esse conhecimento com quem visitar a Festa do Boi”, comentou Josimar Torres.

O programa já beneficiou mais de 40 produtores rurais de todo o estado e até o final deste ano, mais 35 serão contemplados. Todo material instalado nas propriedades é cedido pelo SENAR.

Assessoria de Comunicação do SENAR/RN
www.senarrn.com.br

Matérias Relacionadas