Vencedores do Agrinho serão conhecidos no dia 14 de dezembro em Goiânia
Desenvolvido em Goiás desde 2008, o programa é realizado em várias etapas no Estado. A premiação é a última fase e terá 312 finalistas
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (SENAR/GO), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), realizará no dia 14 de dezembro, a partir das 9h, no Oliveira´s Place, em Goiânia (GO), a solenidade de premiação do Programa Agrinho. Desenvolvido em Goiás desde 2008, o programa busca incentivar a prática pedagógica de projetos que contemplem a construção do conhecimento, proporcionando a inserção de temas de relevância social, cultural, econômica, política e ambiental, visando ainda melhorias constantes de hábitos e atitudes. O Agrinho é voltado para estudantes de escolas públicas – municipais e estaduais -, professores, gestores escolares e comunidades em geral.
O programa é desenvolvido em etapas, que envolvem definição de tema, capacitação de formadores, formação inicial de agente educacional, concurso e premiação. A cada ano um tema diferente é definido e serve de base para todo o trabalho que é realizado ao longo do período de desenvolvimento do Agrinho. Em 2016, o tema definido foi “Água: preservação e uso no campo e na cidade”.
Premiação
No dia 14 de dezembro, o Agrinho encerra as atividades deste ano, com a premiação dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2016. São 312 finalistas, que tiveram seus projetos avaliados pela Comissão Institucional Julgadora organizada pela Senar Goiás. A premiação foi dividida de acordo com as 12 regionais do Senar Goiás - Metropolitana, Centro Leste, Centro Norte, Norte, Médio Norte, Nordeste, Leste, Sul, Sudoeste, Oeste, Extremo Sudoeste, Vale do Araguaia.
Os projetos identificados e classificados atenderam ao tema proposto e seguiram os critérios contidos no regulamento do concurso. “O grande diferencial do Agrinho, em Goiás, é a confiança e o respeito que o programa consegue despertar naquelas pessoas que passam a conhecê-lo. E a cada ano o Agrinho recebe mais participações e passa a ser ainda mais conhecido no território goiano, beneficiando as comunidades onde está inserido”, afirma o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner.
Divisões
Além da divisão pelas regionais do Senar, o concurso do Agrinho é promovido em quatro categorias – Desenho, Redação, Escola Agrinho e Agrinho Jovem. Segundo a coordenadora de Ações e Projetos do Senar Goiás, Fátima Araújo, a novidade para este ano é a categoria Agrinho Jovem, criada para envolver os mais jovens com o empreendedorismo sustentável. “O termo fala daquele tipo de empreendedorismo que passa de geração para geração. É montar um negócio hoje, preservando tanto a cultura local quanto o mercado regional e sua matéria-prima”, diz. Outra mudança do programa é a aglutinação de duas categorias existentes: Experiência Pedagógica e Escola Agrinho. A junção foi feita para que a comunidade escolar como um todo possa participar, incluindo professores, diretores e coordenadores, que enviarão um único trabalho para o concurso.
Programa Agrinho
O Programa Agrinho é um projeto de responsabilidade social do Senar Goiás e visa promover educação, cidadania e consciência ambiental e outros temas, tendo a participação de escolas, professores, estudantes, parceiros e das comunidades atendidas. Há nove anos, o Programa estimula o desenvolvimento de projetos nessa temática e premia, anualmente, alunos e professores responsáveis pelos melhores trabalhos desenvolvidos em todo o Estado.
Etapas do Agrinho
Escolha do tema e produção de material pedagógico
Nesta etapa, os participantes sugerem temas e é definido um, do qual se desenvolverão as ações do programa.
Capacitação do instrutor
É destinada para instrutores e professores convidados. Tem carga horária mínima de 20 horas. Ao final desta etapa, os multiplicadores e professores formados vão promover a formação inicial aos participantes em cada município.
Formação inicial de participantes e desenvolvimento dos trabalhos
Cada instrutor e professor convidado ministra a formação inicial para professores e gestores de escolas públicas e conveniadas, que vão implantar o programa em seus municípios.
Concurso Agrinho
Etapa que avalia trabalhos enviados ao Senar Goiás por professores e gestores escolares. Uma comissão composta por representantes das áreas técnicas e pedagógica fica responsável pela avaliação dos trabalhadores, junto de avaliadores e auxiliares de coordenação.
Premiação
Contempla a premiação dos melhores trabalhos e projetos, como forma de reconhecimento pelas atividades realizadas durante o desenvolvimento dos projetos. São distribuídos prêmios entre as categorias do concurso, contemplando 12 regionais do Senar Goiás.
Serviço:
Solenidade de premiação do Programa Agrinho 2016
Data: 14 de dezembro de 2016
Horário: 9 às 12 horas
Local: Oliveira´s Place – Rua T-36, número 3588, Setor Bueno – Goiânia (GO)
Mais informações:
www.senar-go.org.br
ou
www.faeg.com.br
Assessoria de Comunicação do Sistema FAEG/SENAR-GO
www.senargo.org.br