Vendedor passa a dar consultoria em fazendas após curso de Ordenha do SENAR Minas
O profissional pretende atender a demanda por assistência na região de Abaetê
Já são 12 anos como funcionário da Cooperativa dos Produtores Rurais de Abaeté e Região (Cooperabaeté). Marcos Batista, de 33 anos, é vendedor na loja agropecuária da cooperativa, mas há alguns meses tornou-se também consultor na área de pecuária de leite, especialista em ordenhadeiras. Isso foi possível depois que o vendedor fez o curso de Ordenha, do SENAR Minas.
“Eu decidi investir nisso depois de ouvir muitas reclamações dos clientes da loja sobre a falta de profissionais para prestar assistência técnica nas fazendas, nessa área de ordenha. Fiquei sabendo do curso do SENAR e não perdi tempo”, conta.
O curso de Ordenha pode ter carga horária de 24 ou 40 horas (se for qualificação), e ensina sobre anatomia da glândula mamária dos bovinos, diagnóstico de doenças, produção e descida do leite, ordenha higiênica, e ainda limpeza das instalações e equipamentos utilizados na atividade.
Assim que terminou o curso, Marcos adquiriu aparelhos e ferramentas utilizados na manutenção de ordenhadeiras. O investimento foi de mais de três mil reais, mas logo o vendedor percebeu que o retorno seria garantido. “Já tenho muitos clientes, e todos estão muito satisfeitos. Os produtores estavam tendo inúmeros prejuízos por falta de assistência técnica”, revela.
“Durante o curso, Marcos mostrou interesse acima da média, pediu indicações de conteúdos para estudar em casa. Fiquei muito feliz com o comportamento dele, e mais ainda ao saber que logo colocou o aprendizado em prática. Ele tem prestado um excelente serviço aos produtores de leite na região de Abaeté e, claro, pode aumentar a renda familiar e abrir novas perspectivas no âmbito profissional”, comenta o zootecnista Ricardo Mendes, instrutor do curso.
Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br