Núcleo de Integração Profissional NIP
O Instituto CNA, que hoje também atua como Agente Integrador de estágio, recebeu a incumbência de integrar todos os estudantes participantes do Programa ATeG Universitária, que visa oferecer estágio para estudantes regularmente matriculados e cursando o último ano do ensino superior ou técnico nas áreas de Ciências Agrárias e afins, os quais atuarão com atividades de Assistência Técnica e Gerencial nas Administrações Regionais do Senar espalhadas pelo Brasil.
Todas as Regionais que aderirem ao Programa por meio de um termo de adesão poderão ofertar vagas de estágio. Não existirá uma quantidade mínima de estagiários por regional, somente por supervisor.
O desafio do Programa é atender 100 mil novos produtores a partir do ano de 2022 e o Programa possibilita aos estudantes pôr em prática o que aprenderam em seu curso de formação, bem como serem preparados para serem novos técnicos de campo ou até mesmo supervisores.
O NIP Rural é o responsável pela condução dos processos de recrutamento e seleção dos bolsistas do Programa Residência Agropecuária, cuja primeira edição foi lançada em setembro de 2025, oferecendo 200 bolsas distribuídas entre as 21 Administrações Regionais que aderiram ao programa.
Como Agente Integrador, o ICNA tem como objetivo promover a vinculação dos egressos dos cursos de Ciências Agrárias às empresas concedentes das bolsas do programa.
Além de conduzir os processos de recrutamento e seleção, o Instituto também é responsável pela gestão contratual e pelo monitoramento dos bolsistas ao longo dos seis meses de residência, incluindo avaliações periódicas e emissão do certificado de conclusão.
BALANÇO 2025
Os 21 processos de recrutamento registraram 2.867 inscrições, das quais 775 participaram da Avaliação de Conhecimentos, resultando na aprovação de 611 candidatos. Das 200 vagas ofertadas, 194 foram efetivamente preenchidas. As Regionais iniciaram as convocações em dezembro, com 8 bolsistas iniciando as atividades ainda em 2025 e os demais previstos para início ao longo do ano de 2026.
PERSPECTIVAS 2026
Efetivar os 186 residentes, conduzir o monitoramento contínuo ao longo dos seis meses de atividades e estruturar o próximo ciclo de recrutamento e seleção.