ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Publicações

Pesquisa
24 de julho de 2024
DESAFIOS À INTERNACIONALIZAÇÃO DO AGRO BRASILEIRO
banner.png


Introdução

A internacionalização do agronegócio brasileiro é um processo estratégico para expandir mercados, reduzir riscos e estimular a inovação. Apesar de o Brasil ser um dos maiores exportadores de produtos agropecuários, ainda enfrenta desafios significativos para diversificar sua pauta exportadora e acessar novos mercados. Este documento, produzido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), apresenta os principais obstáculos enfrentados pelos produtores rurais.

Objetivo da Pesquisa

A pesquisa realizada pela CNA visa identificar os problemas e dificuldades no processo de exportação de produtos agrícolas, avaliando 36 desafios agrupados em cinco dimensões:

  • Infraestrutura e Logística

  • Econômico e Tributário

  • Aduaneiro e Alfandegário

  • Política de Comércio Exterior e Promoção

  • Compliance e Informacional

Metodologia

  • Coleta de Dados: Questionário on-line aplicado a 899 produtores rurais entre julho e setembro de 2023.

  • Amostragem: Representativa das 27 unidades da federação com estratificação por região geográfica e experiência com exportação.

  • Análise: Escala de impacto de 1 a 5 para avaliar os desafios, com agrupamentos para facilitar a interpretação dos resultados.

Resultados Principais

  • Falta de Estratégia Governamental: Identificada como o maior entrave, impactando 67,6% dos respondentes.

  • Infraestrutura e Taxa de Juros: Outros desafios críticos incluem qualidade da infraestrutura, custo do transporte doméstico e complexidade da legislação.

  • Promoção Comercial e Acesso ao Crédito: Falta de promoção comercial e dificuldade para elaborar planos de internacionalização também foram destacadas.

Perfil dos Produtores

Os produtores foram classificados em quatro grupos:

  • Exportadores: Representam 27% e têm mais de 60% da renda proveniente da exportação.

  • Pretendentes: 36% desejam ou estão avaliando a possibilidade de exportar.

  • Sem Intenção: 19% não têm interesse em exportar.

  • Não Sabem: 18% não souberam responder sobre sua participação no mercado externo.

Conclusão

A pesquisa revela que, para superar os desafios à internacionalização, é necessário um esforço coordenado entre governo, iniciativa privada, associações setoriais e instituições como o Sistema CNA/Senar. A criação de políticas públicas e investimentos privados é fundamental para promover o desenvolvimento socioeconômico do Brasil por meio da expansão das exportações agropecuárias.

DESAFIOS À INTERNACIONALIZAÇÃO DO AGRO BRASILEIRO

DESAFIOS À INTERNACIONALIZAÇÃO DO AGRO BRASILEIRO

Resultados da Pesquisa

Abrir a pesquisa

Áreas de atuação