Análise CNA de janeiro traz dados de clima, comércio internacional e cenário econômico
![Analise cna janeiro](https://cna-portal-2022new.dotgroup.com.br/storage/arquivos/analise-cna-janeiro.jpg)
Boletim atualiza os produtores sobre informações do setor agropecuário
Brasília (13/02/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou a primeira edição do ano do boletim Análise CNA, que traz informações de inteligência de mercado e dados do setor para o produtor rural.
Confira a análise completa no link: https://www.cnabrasil.org.br/publicacoes/analise-cna-edicao-janeiro-de-2025
O documento apresenta um panorama do clima e os impactos das chuvas nas culturas agrícolas (café, soja, milho e cana) e a previsão para os próximos meses. Segundo a análise, o fenômeno La Niña segue no radar e pode durar até abril deste ano.
Em relação à pecuária, a publicação divulga os custos de reposição e alimentação, preços do boi magro e preparação para o confinamento. Os principais pontos de atenção para os pecuaristas são preços do boi magro, as cotações do milho e mercado futuro.
No comércio internacional, os principais produtos exportados pelo Brasil apresentaram variações substanciais em 2024, na comparação com 2023. O destaque do ano foi o algodão, que teve as vendas elevadas em 68%, tornando o Brasil o maior exportador mundial em 2024, ultrapassando os Estados Unidos.
A reforma tributária e a população ocupada no agro são destaques no cenário econômico. A derrubada de vetos e regulamentação infralegal da reforma são fundamentais para garantir as conquistas do setor.
A publicação é elaborada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CNA e traz todos os meses um panorama sobre o agro no Brasil e no mundo, com os principais acontecimentos no período e projeções para o setor.