Mato Grosso
Notícias
Assembleia da Famato marca início das comemorações dos 60 anos da entidade

Presidente da Famato, Vilmondes Tomain, lançou a identidade visual comemorativa das seis décadas da entidade
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) realizou, nesta sexta-feira (04/04), a primeira Assembleia Geral Ordinária de 2025, reunindo cerca de 80 presidentes de Sindicatos Rurais do estado. O encontro, realizado na sede da entidade, em Cuiabá, foi marcado por debates institucionais, apresentações estratégicas e o lançamento oficial da marca dos 60 anos da Famato, que serão celebrados em 16 de dezembro deste ano.
Durante o período da manhã, os trabalhos da Assembleia se concentraram em pautas como a prestação de contas do exercício de 2024, a apresentação das diretrizes e ações da Famato para 2025, a gestão de recursos e patrocínios entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e os Sindicatos Rurais, além de assuntos gerais de interesse do setor.
No período da tarde, o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, lançou a identidade visual comemorativa das seis décadas da entidade e apresentou o vídeo institucional que relembra a trajetória da Federação, desde a sua fundação até os dias atuais. A produção destacou os presidentes que estiveram à frente da instituição, homenageando suas contribuições para a consolidação da Famato como uma das principais vozes do agro brasileiro.
Emocionado, Vilmondes agradeceu aos produtores rurais, presidentes de sindicatos, colaboradores da Federação e aos diretores que compõem a gestão da entidade. "A Famato é o resultado da força do nosso produtor, que nunca deixou de acreditar na representatividade. Somos uma Federação feita de histórias, lutas e conquistas. Estou emocionado por presidir essa casa em um ano tão simbólico. Gratidão a todos os colaboradores, presidentes e aos diretores que colocam seu talento e dedicação a serviço do agro de Mato Grosso. Esses 60 anos são de todos nós", declarou.
Na oportunidade, o presidente também apresentou o projeto editorial dos anuários do Sistema Famato, que estão sendo produzidos para registrar as ações dos anos de 2023, 2024, 2025 e 2026. O material terá um design unificado e, ao final do quadriênio, formará uma coleção especial em formato de box, valorizando a memória institucional e a transparência das ações realizadas.
CAR Digital 2.0 – A Assembleia também contou com a participação da secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, que atendeu ao convite do presidente Vilmondes para apresentar aos líderes sindicais o CAR Digital 2.0, novo sistema de Cadastro Ambiental Rural lançado pelo Governo do Estado em março. O modelo digital utiliza tecnologia de imagens de satélite para garantir mais agilidade e eficiência na validação dos cadastros.
Mauren apresentou dados atualizados sobre a base do CAR em Mato Grosso. Segundo levantamento de janeiro de 2025, o estado possui 155 mil CAR cadastrados, sendo 10.281 validados, 1.513 retificações validadas, 19.782 suspensos, 197.963 em análise, 4.594 pendentes, 11.041 cancelados e 4.141 indeferidos.
Ela detalhou ainda as principais inovações do novo sistema, como a validação automática, mudanças nos processos de retificação, tratamento diferenciado para casos de desmembramento de áreas e regras claras para reserva legal e tolerância nos limites das Áreas Úmidas de Aparente Superfície (AUAS). O novo sistema também prevê o reaproveitamento de taxas pagas em determinados casos de retificação.
Em determinado momento, os microfones foram abertos para que os presidentes tirassem suas dúvidas sobre o CAR Digital 2.0, que foram prontamente respondidas pela secretária.
O presidente Vilmondes agradeceu à secretária por disponibilizar seu tempo para atender ao convite. “Secretária Mauren, em nome de todos os presidentes de sindicatos rurais e produtores de Mato Grosso, muito obrigado pela sua presença e por compartilhar conosco, de forma clara e técnica, as mudanças do CAR Digital 2.0. Pedimos que continue olhando para o nosso setor com o olhar de quem reconhece a contribuição do produtor rural para o desenvolvimento sustentável do estado. Seguimos abertos ao diálogo, sempre com o objetivo de construir soluções que promovam segurança jurídica e respeito ao meio ambiente”, destacou o presidente Vilmondes Tomain.
Além da apresentação da Sema, os presidentes também assistiram a palestras sobre Holding Rural, com foco em planejamento patrimonial e sucessório no campo, e sobre segurança preventiva no meio rural, com representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT), que abordaram ações e orientações para a prevenção de incêndios florestais em áreas rurais. A programação contou ainda com a participação da Comissão Famato Mulher, que apresentou os treinamentos que estão sendo desenvolvidos em parceria com o Senar-MT para a qualificação de mulheres.
A Assembleia também contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; da secretária-adjunta da Sema, Luciane Bertinatto; e do promotor de Justiça, Marcelo Caetano Vacchiano, fortalecendo o diálogo institucional entre o setor produtivo e o poder público.
Com um início de ano marcado por diálogo, planejamento e celebração de sua trajetória, a Famato reforça seu compromisso com a defesa dos interesses dos produtores rurais de Mato Grosso, rumo aos 60 anos de uma história construída com união, trabalho e resultados.