Piauí
Notícias
Assistência técnica do Senar auxilia olericultores em Corrente
Iniciativa permitiu que produtores aprimorassem gestão na propriedade
Por: Sistema FAEPI SENAR/PI
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Piauí (Senar/PI) oferece assistência técnica e gerencial aos produtores, visando melhorar a qualidade dos produtos, aumentar a produtividade e aprimorar a gestão das propriedades. Um dos setores beneficiados por esse suporte é a olericultura, que engloba a produção de hortaliças por pequenos e médios agricultores familiares.
Essa cadeia produtiva desempenha um papel fundamental na segurança alimentar e nutricional da população, uma vez que uma grande parcela dos alimentos consumidos pelas famílias é proveniente desses produtores.
Em Corrente, um dos produtores que recebe essa assistência é Minoru Matimoto, que há 10 meses conta com visitas regulares de um técnico de campo. Segundo ele, desde então, seu planejamento e rendimento financeiro melhoraram significativamente. Ele relata que tem seguido todas as recomendações e agora consegue visualizar detalhadamente aspectos que antes passavam despercebidos, uma vez que agora mantém anotações precisas. Anteriormente, ele não tinha uma noção clara desses detalhes e trabalhava com estimativas aproximadas, mas agora consegue ter uma ideia real dos custos envolvidos em sua produção.
Para o técnico de campo Osvaldo Rodrigues, o trabalho técnico realizado pelo produtor Minoru Matimoto já era notável, porém havia uma lacuna na área gerencial. “Ao cadastrar o produtor, fiquei impressionado com o que ele já fazia do ponto de vista técnico, mas percebi que a gestão não recebia a devida atenção. A chegada da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) à propriedade nos permitiu orientar o produtor a registrar todas as informações”, explicou.
O objetivo da ATeG é justamente fazer com que a propriedade seja produtiva, com custos reduzidos e lucratividade. Esses resultados só podem ser alcançados se houver uma gestão adequada dos dados e informações. Durante a 46ª Expocorrente, o Senar/PI apresentou, em seu estande, uma demonstração do processo de hidroponia realizado na propriedade de Minoru Matimoto.