Tocantins
Assistência Técnica do Senar impulsiona produção de banana em Araguatins

Produtor rural José Conceição de Oliveira viu sua propriedade passar por uma verdadeira transformação
Por: Renata Santana
Fonte: Ascom FAET/Senar
No município de Araguatins, o produtor rural José Conceição de Oliveira viu sua propriedade, localizada no PA Rancho Alegre, passar por uma verdadeira transformação com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar.
De acordo o técnico de campo, Murilo Camargo, a produção de banana, principal atividade da propriedade, com quatro hectares cultivados das variedades prata, murici e terra, enfrentava desafios que limitavam seu potencial produtivo. A chegada do Senar foi essencial para melhorar esse cenário e otimizar os resultados.
Ainda segundo ele, um dos principais problemas identificados no início da assistência foi o excesso de água em uma das áreas do bananal, causado pelo transbordamento do reservatório no período chuvoso.
"Para solucionar essa questão, nós desenvolvemos um sistema de drenagem para escoar o excesso de água, reduzindo a saturação do solo. Essa medida proporcionou condições favoráveis para o desenvolvimento da cultura e garantiu maior produtividade e colheitas mais regulares", explicou.
Além da questão da drenagem, o produtor adotou práticas recomendadas pelo Senar para amenizar os riscos de pragas e doenças. "Quando começamos a realizar a limpeza periódica das plantas, já percebemos a redução dessas pragas. O manejo também foi estendido ao sistema de irrigação, onde falhas na distribuição de água foram corrigidas para garantir uma melhor irrigação", destacou Murilo.
O impacto dessas mudanças foi além dos limites da propriedade do produtor rural José Conceição. Com os resultados, ele se tornou uma referência em fruticultura na região, inspirando outros produtores a adotarem técnicas semelhantes.
“Hoje, minha propriedade é reconhecida na área. Graças ao suporte técnico, consegui aumentar minha renda em 40%, trocar de carro e ainda adquirir uma caminhonete para facilitar a comercialização dos meus produtos.”, afirmou.