Senar capacita profissionais para atender 20 mil propriedades na região Norte
Treinamento do programa Agronorte ocorreu na sexta (27) e no sábado (28) nos sete estados

Brasília (01/07/2025) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou, na sexta (27) e no sábado (28), a capacitação da segunda turma de instrutores, técnicos de campo, supervisores e estudantes da Rede e-Tec para o programa Agronorte.
O Agronorte é uma iniciativa do Senar voltada ao atendimento dos produtores rurais da região Norte, que recebem Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), por meio de ações de saúde, promoção social, formação técnica, serviço de ESG, entre outras.
A capacitação dos profissionais faz parte da primeira etapa do programa e vai ocorrer a cada suas semanas nos sete estados da região. A jornada iniciou nos dias 13 e 14 de junho e segue até 5 e 6 de setembro.
A objetivo é preparar uma rede de mais de 1.500 instrutores, técnicos de campo, supervisores e estudantes da Rede e-Tec para atender gratuitamente, ao todo, 20 mil propriedades, além de outros 6 mil produtores em ações de Dias de Campo, eventos e capacitações nos sete estados da região.
Veja como foram as capacitações em cada estado:
Acre – A capacitação do Agronorte no estado do Acre ocorreu em Senador Guiomard, com foco no manejo nutricional do café. O treinamento abordou a melhoria da nutrição das lavouras, por meio de técnicas adequadas de adubação e correção do solo.
A jornada técnica também orientou os produtores rurais e técnicos sobre o uso eficiente de insumos e manejo do solo de forma a atender às necessidades nutricionais específicas da cultura do café.

Amapá – O treinamento teórico foi realizado na sede do Sebrae Amapá e o prático na comunidade rural de Anauerapucu, no município de Santana. Dessa vez, o foco foi a sanidade na cadeia da fruticultura.
O consultor Valdecir Queiroz falou sobre a proteção contra pragas e doenças e os cuidados com a lavoura e como ajudar os produtores na avaliação de defensivos naturais e como agir em casos específicos.

Amazonas – A programação teórica ocorreu na sede administrativa do Senar, em Manaus, e a prática foi desenvolvida em uma propriedade rural no município de Presidente Figueiredo, a cerca de 100 quilômetros da capital.
A capacitação foi conduzida pelo engenheiro agrônomo Marcelo Barbosa Campos, que apresentou os pilares da gestão de pastagens com base no método “Gerente de Pasto”.

O conteúdo incluiu temas como estrutura para colheita uniforme, impactos do sub e superpastejo, planejamento estratégico de forragens, indicadores zootécnicos e uso de tecnologias para tomada de decisão.
A supervisora da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Thayana Melo, associou a formação à atualidade vivida pela pecuária amazonense. "O AgroNorte Forragicultura chegou num momento muito importante para o nosso Estado, visto que acabamos de alcançar um marco histórico no número de abate de cabeças de gado. E a capacitação visa fortalecer ainda mais a cadeia produtiva no estado do Amazonas."

Pará – No Pará, o treinamento teórico sobre a aquicultura foi conduzido pelo consultor do Senar Jenner Menezes, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Castanhal. A aula prática aconteceu na propriedade do produtor Frank Michael Barros, assistido pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

Rondônia – Cacoal foi o município selecionado para receber a segunda turma de capacitação do programa Agro Norte em Rondônia. A jornada técnica sobre fertirrigação foi conduzida pelo especialista Adolfo Moura, que iniciou o curso abordando os fundamentos da fertirrigação e sua importância no campo.
A atividade prática ocorreu na propriedade da família Pagung — produtores assistidos pelo Senar e referência em fertirrigação na região. O treinamento contou com a participação de técnicos, instrutores, coordenadores e supervisores.

Roraima – A capital Boa Vista recebeu o segundo treinamento do programa Agronorte, voltado para instrutores, técnicos, supervisores e estudantes da Rede e-Tec. O curso teve como foco o protocolo IPP (Inspeção Periódica de Pulverizadores) para costal. Na sexta (27), o tema foi Tecnologia de Aplicação, com ênfase na construção e uso da enxada química, ministrado pelo engenheiro agrônomo Leidnaldo Lima, do Senar Tocantins.
No sábado (28), o grupo aprofundou os conhecimentos sobre o preparo de caldas, o protocolo IPP e a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), em aula conduzida pelo instrutor Dacio Benassi, do Senar Paraná. Segundo o presidente do Sistema Faerr/Senar, Sílvio de Carvalho, capacitações como essa são estratégicas para fortalecer o conhecimento técnico e garantir um atendimento de qualidade no campo.

Tocantins – Os participantes assistiram a aula teórica na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Tocantins, em Palmas. A aula prática foi realizada na Chácara Santos e Santos, no Projeto de Irrigação São João, no município de Porto Nacional. O tema do curso foi sanidade na olericultura.
“Queremos que esses agentes de campo conheçam as tecnologias de cultivo intensivo e como manejar de forma eficiente pragas que estão afetando as plantações aqui do Tocantins. Nas aulas práticas realizamos ações de monitoramento na prevenção dessas doenças”, afirmou o instrutor da capacitação, Murilo Ferreira.

Com informações das Assessorias de Comunicação dos sete estados da região Norte.