ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Tocantins

Assistência Técnica do Senar transforma produção de mel em propriedade rural
Captura de tela 2025 02 26 115028

Apicultor Lourival José Veloso é um exemplo claro dessa mudança

26 de fevereiro 2025

Por: Renata Santana

Fonte: Ascom FAET/Senar

A assistência técnica e gerencial (ATeG) do Senar tem impulsionado a produtividade no campo, e a história do apicultor Lourival José Veloso é um exemplo claro dessa mudança. Com nove anos de experiência na apicultura, ele enfrentava dificuldades para manejar suas colmeias corretamente e tomava decisões sem um planejamento estratégico.

Antes da chegada da ATeG, Lourival frequentava seus apiários apenas no período de colheita, o que resultava em baixa produtividade. No ano anterior, sua produção média era de 14,27 kg de mel por colmeia ao ano.

Com a assistência técnica do Senar, com a técnica de campo, Maria Aparecida Feitosa, Lourival passou por um Diagnóstico Produtivo Individualizado (DPI), que identificou diversos desafios, como a ausência de controle de fluxo de caixa, manejo inadequado das colmeias e uso excessivo de fumaça na colheita.

A partir desse diagnóstico, um planejamento estratégico foi implementado, incluindo medidas como reorganização do apiário, melhorias no manejo dos enxames, identificação das colmeias e alimentação adequada durante a entressafra.

“O acompanhamento técnico fez toda a diferença. Hoje, sei exatamente o que fazer e quando fazer. Antes, eu produzia pouco e não entendia os motivos. Agora, com as orientações do Senar, minha produtividade mais que dobrou”, comemora Lourival. Com as mudanças adotadas, a produção saltou para 26,70 kg de mel por colmeia ao ano.

Além do crescimento na produtividade, a gestão da atividade também foi aprimorada. Lourival agora tem um controle detalhado dos investimentos e dos custos da produção, o que ajudou a reduzir despesas e aumentar sua margem de lucro. “A reutilização da cera e a manutenção adequada das colmeias foram fundamentais para baixar os custos e melhorar a qualidade do mel”, explica a técnica Maria Aparecida.

Matérias Relacionadas