Cadeia produtiva do cacau discute estratégias para o setor
Segunda edição do fórum anual acontece no Sistema CNA/Senar e aborda temas como produtividade e eficiência na atividade
Brasília (27/08/2019) – Representantes das cadeias produtivas de cacau e chocolate participaram terça (27), em Brasília, do 2° Fórum Anual do Cacau – Cocoa Action Brasil, para debater a produtividade e a eficiência para o desenvolvimento do setor. O evento prossegue na quarta (28), na sede do Sistema CNA/Senar.
O presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Guilherme Moura, representou o presidente da CNA, João Martins, na abertura do evento.
Guilherme Moura e Pedro Alves Correa Neto
“Diante da grande representatividade do agronegócio brasileiro, precisamos aproveitar o ambiente de negócio favorável em função assinatura do acordo entre União Europeia e Mercosul para desenvolver o potencial dessa cadeia produtiva”, destacou.
O secretário-adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pedro Alves Correa Neto, representou a ministra Tereza Cristina na abertura do fórum. “Essa iniciativa merece os parabéns pela grandeza que traz para a cadeia produtiva do cacau por reunir todos os seus representantes para elaborar uma agenda de desenvolvimento”, observou.
As ações de Assistência Técnica e Gerencial, desenvolvidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para produtores de cacau na Bahia, foram apresentadas aos participantes do evento pelo coordenador de programar do Senar/BA, Aloísio Júnior.
coordenador de programar do Senar/BA, Aloísio Júnior
“Na Bahia, as ações de Assistência Técnica e Gerencial são atreladas aos cursos de formação profissional rural. Desde a implantação do Pró-Senar Cacau, em 2014, já atendemos mais de 300 produtores. Percebemos que a iniciativa tem gerado bons resultados, principalmente quanto à mudança de comportamento dos produtores para a implantação de novas tecnologias para a melhoria da produção”, finalizou.
Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil