Circuitos do Campo Futuro debatem soluções para reduzir custos e aumentar renda no campo

Encontros serão realizados nas cinco regiões brasileiras a partir do final de julho

Por CNA 14 de julho 2025
Compartilhe:

Brasília (14/07/2025) – Ajudar o produtor a reduzir custos, melhorar a produtividade e aumentar a renda da produção rural. Esse é o objetivo dos encontros regionais do “Circuito de Resultados Projeto Campo Futuro 2025”, que serão promovidos pela CNA nas cinco regiões brasileiras, a partir do dia 28 de julho.

Os eventos vão apresentar os custos de produção da pecuária de corte e de leite, café arábica e conilon, pimenta do reino, cana-de-açúcar e suinocultura e mostrar, na prática, quais itens mais pesam na receita da atividade e como o produtor pode agir para melhorar os resultados.

“Além de conteúdo técnico de alto nível, o circuito será um espaço para a troca de experiências, diálogo com especialistas e orientações para a tomada de decisões mais estratégicas para a produção”, disse a assessora técnica da CNA, Larissa Mouro.

Os circuitos serão realizados nas cidades de Rio Branco (AC), Jaguaré (ES), João Pessoa (PB), Sorriso (MT) e Chapecó (SC), com o apoio de sindicatos rurais, associações de produtores e das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados.

Projeto Campo Futuro – A iniciativa é realizada pela CNA e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com universidades e centros de pesquisa para levantamento dos custos da produção agropecuária e geração de informação para o gerenciamento rural. Clique aqui e saiba mais.

Em 2025, estão previstos 152 painéis para a coleta de informações de mais 40 culturas em 130 municípios de 21 unidades da federação. Os encontros são chamados de painéis e reúnem produtores rurais, cooperativas, associações, técnicos e representantes de sindicatos e federações de agricultura estaduais.

Para participar do circuito é necessário fazer inscrição no link: http://cnabrasil.org.br/campofuturo2025

Confira o calendário dos eventos:

28/07 – Região Norte: Pecuária de corte/Rio Branco (AC)
07/08 – 
Região Sudeste: Cafés arábica e conilon e pimenta do reino/Jaguaré (ES)
14/08 – 
Região Nordeste: Cana-de-açúcar/João Pessoa (PB)
28/08 – Região Centro-Oeste: Suinocultura/Sorriso (MT)
19/09 – Região Sul: Pecuária de leite/Chapecó (SC)

Áreas de atuação relacionadas