CNA assume coordenação do Fórum das Confederações em 2025

Primeira reunião do ano foi realizada na sexta (21)
Brasília (21/02/2025) – A CNA assumiu a coordenação do Fórum das Confederações em 2025, com o objetivo de fortalecer a articulação entre as entidades e o Poder Executivo. A primeira reunião do ano foi realizada na sexta (21).
Na abertura do encontro, a chefe da Assessoria de Relações Institucionais da CNA, Mírian Vaz, afirmou que as discussões neste ano serão importantes para dar seguimento às tratativas de 2024 e buscar novas ações, alcançando resultados mais efetivos.
“Nosso trabalho conjunto será fundamental para o avanço de pautas prioritárias e para a construção de um ambiente de diálogo contínuo que beneficie o setor produtivo como um todo”, disse Mírian.

Na reunião, as Confederações definiram os temas que serão debatidos ao longo do ano. A Taxonomia Sustentável Brasileira foi uma das pautas escolhidas. A ferramenta tem como objetivo definir e classificar atividades econômicas e investimentos alinhados com metas de sustentabilidade e enfrentamento das mudanças climáticas.
Nesta semana, o Ministério da Fazenda iniciou a segunda fase da consulta pública para aprimorar o tema, que ficará aberta para contribuições até o dia 31 de março de 2025.
Outro assunto que será tratado no Fórum é o Decreto nº 11.034/22, que estabelece diretrizes e normas referentes ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
O Plano Nacional sobre Mudança do Clima (Plano Clima) e a agenda empresarial na presidência brasileira do BRICS em 2025 também foram selecionados para a discussão.
Participaram da reunião representantes das Confederações Nacionais da Indústria (CNI), das Instituições Financeiras (CNF), do Transporte (CNT), da Saúde (CNSaúde), e das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg).