CNA debate rastreabilidade na cadeia produtiva do couro
Tema foi abordado durante evento em Novo Hamburgo (RS)
Brasília (14/03/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (13), do Fórum de Sustentabilidade do Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB), em Novo Hamburgo (RS), para debater a rastreabilidade da cadeia produtiva do couro.
O presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte, Francisco de Castro, participou de um painel sobre o tema e apresentou o posicionamento da CNA. Para ele, a indústria do couro enfrenta desafios semelhantes aos da indústria da carne, especialmente no que diz respeito à necessidade de se adequar ao exigente mercado europeu.
“Com a Europa sendo o principal consumidor de couro, a pressão sobre os produtores é ainda maior. Mas uma novidade promissora surge nesse cenário, com a disposição da indústria em pagar um prêmio aos pecuaristas que consigam comprovar a rastreabilidade do couro desde a origem do animal. No entanto, surge a discussão sobre como esse prêmio será distribuído, levantando questões sobre viabilidade e logística”, destacou Castro.
Segundo o presidente da Comissão, a expectativa é que o Ministério da Agricultura se posicione sobre o assunto em breve, trazendo clareza e direcionamento para a questão da rastreabilidade na indústria do couro.
“A iniciativa de premiação financeira para a cadeia da rastreabilidade é vista como uma boa notícia para o setor. Essa abordagem inovadora pode representar atender não apenas as exigências do mercado europeu, mas também às expectativas crescentes do setor”, disse.