CNA destaca parceria com Embrapa Cerrados em audiência pública
Confederação participou do debate na Câmara sobre os 50 anos da estatal
Brasília (10/09/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (9), de audiência pública sobre os 50 anos da Embrapa Cerrados, promovida pela Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados.
O objetivo do debate foi destacar as contribuições da inovação e pesquisa agropecuária para a sustentabilidade da produção e conservação do bioma Cerrado. A assessora técnica da CNA, Jaine Cubas, falou sobre a parceria da Confederação com a Embrapa em projetos para ajudar o produtor a se adaptar às legislações ambientais.
“A Embrapa trouxe uma série de inovações para melhorar a produtividade no campo, possibilitar a produção de mais safras, freando a abertura de novas áreas e preservando o Cerrado”, disse.
A assessora ressaltou as parcerias entre as duas entidades voltadas à adequação ambiental das propriedades rurais. Uma das ações citadas foi o projeto Biomas, que pesquisou espécies de árvores para fins econômicos e ambientais.
Além de indicar ao produtor a melhor espécie para Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL), o projeto resultou na ferramenta Web Ambiente que traz soluções para recuperação de áreas.
“Temos hoje cerca de 9 milhões de hectares de RL, APP e de uso restrito dentro de propriedades privadas. Então o produtor é o principal agente desse processo e precisa de incentivo para plantar floresta”.
Outro exemplo citado foi o projeto FIP Paisagens Rurais, que ajudou o produtor a recuperar e conservar as áreas ambientais do Cerrado, bem como incentivou a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono. “É um projeto que serve de exemplo para outras estratégias e políticas públicas voltadas ao bioma”, apontou Jaine.
Durante a audiência, Jaine Cubas abordou a atuação da CNA em iniciativas voltadas à regularização ambiental, como o RetifiCAR e o PRAValer. “Depois que o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é analisado, ele precisa ser validado. Se tiver alguma pendência, fazemos a retificação. Em seguida, auxiliamos o produtor com a melhor estratégia para recuperar algum passivo na propriedade”.
A assessora ainda parabenizou a Embrapa por todo trabalho desenvolvido ao longo dos anos e reforçou a importância de construir cada vez mais ações para a sustentabilidade da agricultura brasileira.
Assista a audiência na íntegra: