Distrito Federal
CNA discute exportação de flores no Distrito Federal
CNA discute exportação de flores no Distrito Federal
Grupo analisou alternativas para facilitar exportações
Brasília (23/09/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou da mesa redonda “Exportação de flores e plantas ornamentais: uma nova perspectiva para o Distrito Federal”, na sexta (20), em Brasília.
O debate aconteceu durante a 7ª FestFlor Brasil – Feira de Flores, Decorações, Paisagismo e Plantas Ornamentais, que se encerrou no domingo (22).
A entidade foi representada pelo assessor técnico, Eduardo Caldas. Ele falou sobre as ações realizadas pela Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA para desenvolver a exportação de flores e plantas ornamentais brasileiras e apresentou dados sobre as oportunidades e os desafios do setor para aumentar as vendas externas.
“O setor de floricultura é muito pujante no Brasil, mas precisamos ter uma integração maior entre os produtores e as formas de distribuição, que devem ser muito bem ajustadas. Também é necessário melhorar o entendimento dos mercados externos e fazer um planejamento estratégico para identificar as variedades de flores mais valorizadas lá fora”, disse Caldas.
Eduardo Caldas
Um dos exemplos citados foi a Colômbia. Segundo maior exportador mundial de flores, o país começou a organizar a sua cadeia a partir de década de 60 e hoje destina 95% da produção ao mercado internacional e representa uma das maiores fontes de renda do país: US$ 1,4 bilhão.
O debate também contou com representantes da Apex-Brasil, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Emater-DF, entre outras entidades.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte