ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA discute segurança hídrica e alimentar em congresso de águas subterrâneas
Irrigacao aguas subterraneas

Evento foi na quinta (15), em SP

16 de agosto 2024
Por CNA

Brasília (16/08/2024) – A CNA discutiu, na quinta (15), o tema segurança hídrica e alimentar durante o 23º Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, em São Paulo (SP).

A assessora técnica de Sustentabilidade da Confederação, Jordana Girardello, abordou o tema destacando os impactos das mudanças climáticas na agricultura e a contribuição das águas subterrâneas para a produção de alimentos.

Ela destacou o desenvolvimento da produção agropecuária brasileira por meio da tecnologia e frisou a importância da disponibilidade de terra e água para garantia da segurança alimentar mundial, levando em consideração o aumento populacional até 2050, segundo dados da FAO.

Jordana falou também da sustentabilidade do agro brasileiro, “que tem a capacidade de responder ao apontamento da FAO, aumentando a produção de alimentos, principalmente com o uso da tecnologia da irrigação e ainda reduzir a emissão dos gases de efeito estufa.”

A técnica mencionou ainda o papel do Sistema CNA/Senar para mostrar ao mundo as práticas sustentáveis dos produtores brasileiros em conferências e eventos internacionais e pontuou os desafios relacionados às mudanças climáticas.

Ela citou alguns exemplos dos efeitos do clima na produção do país e como o setor vem se adaptando para enfrentar os eventos que estão acontecendo, como as enchentes observadas no Rio Grande do Sul e as estiagens prolongadas no Mato Grosso, Goiás e Bahia.

Na avaliação de Jordana, é necessário reforçar cada vez mais as práticas de manejo de água e solo, investir em assistência técnica para os produtores rurais e manter o setor produtivo pautado em pesquisa e tecnologia para enfrentar as mudanças climáticas e atender a demanda mundial por alimentos até 2050.

Áreas de atuação