CNA e ApexBrasil discutem oportunidades de mercado para culturas alternativas de grãos
Grupo discutiu abertura de novos mercados
Brasília (31/10/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na terça (28), com representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para discutir oportunidades de exportação e abertura de novos mercados para culturas alternativas de grãos.
O encontro contou com a participação do coordenador de Análise de Mercado da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Ulisses Pimenta, e o especialista da Gerência de Inteligência de Mercado da Agência, Rodrigo Wutke, que apresentaram a ferramenta Mapa de Oportunidades, desenvolvida para identificar mercados potenciais e tendências de demanda internacional.
Durante a reunião, o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, André Dobashi, destacou a importância de ampliar o leque de culturas exportáveis e reduzir a dependência de poucas commodities. “Hoje temos opções principalmente para a segunda safra”.
O assessor técnico da Comissão, Tiago Pereira, apresentou uma lista de produtos com potencial de crescimento para o projeto, com foco inicial em Mato Grosso do Sul. “Estamos analisando alternativas que vão desde o sorgo, gergelim e pulses até a carinata, grão de interesse crescente na Europa por seu uso na produção de SAFs (combustíveis sustentáveis de aviação)”, explicou.
A coordenadora de Produção Agrícola da CNA, Ana Lenat, também participou da reunião e destacou a importância de avaliar o potencial de comoditização dessas culturas e compreender melhor a demanda internacional para consolidar novas oportunidades comerciais para o agronegócio brasileiro.
Como próximo passo, CNA e ApexBrasil irão definir as culturas prioritárias para a estruturação de um projeto setorial, que pretende mapear todo o ecossistema de oportunidades, desde o ambiente de produção, mercado e logística.