CNA e Embaixada do Brasil em Abu Dhabi promovem aproximação entre agro brasileiro e empresários árabes
Entidades promoveram encontro nos Emirados Árabes Unidos para celebrar Dia Mundial da Alimentação
Brasília (23/10/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e a Embaixada do Brasil em Abu Dhabi promoveram um encontro, na quinta (23), na capital dos Emirados Árabes Unidos, para aproximar o agro brasileiro de empresários do setor de supermercados do país.
O evento, que teve produtos brasileiros no cardápio, também teve como objetivo a celebração, com um jantar, pelo Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, na residência oficial do embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Sidney Leon Romeiro.
A representante do escritório da CNA no Oriente Médio, Ana Fruci, também esteve no encontro, que buscou fortalecer a presença dos produtos brasileiros no mercado varejista árabe e ampliar as oportunidades comerciais para produtores do Brasil.
O jantar também reuniu representantes de algumas das maiores redes de supermercados da região (Lulu Hypermarket, Choithrams e Al Aswaq National Market) e foi preparado com ingredientes enviados por empresas assistidas pelo projeto agroBR de diversas cadeias produtivas como castanhas, café, chocolate, mel e óleos vegetais.
O agroBR é um projeto da CNA, em parceria com ApexBrasil e Sebrae, para promover a inserção de pequenos e médios empreendedores rurais no comércio internacional, ampliando mercados e diversificando a pauta exportadora do setor.
Para Ana Fruci, a iniciativa foi além da promoção de produtos. “Ao organizar uma ação como essa buscamos não apenas apresentar ingredientes da nossa culinária, mas também estreitar relações com esses parceiros estratégicos. Queremos ser a ponte entre eles e o Brasil”, destacou.
Segundo ela, há uma grande expectativa de parcerias, inclusive para futuras missões em feiras internacionais de bebidas e alimentos na região, como World of Coffee e Gulfood, que acontecem em janeiro e Dubai, onde o projeto agroBR marcará presença.
Ana acrescenta que a ação reforça o compromisso da CNA e da Embaixada do Brasil em Abu Dhabi com a promoção internacional do agro brasileiro, “ampliando o diálogo com o setor varejista e criando novas oportunidades de negócios para empresas e cooperativas do campo.”
Por sua vez, o embaixador Sidney Leon Romeiro destacou a consolidação da presença internacional do agro brasileiro para além dos mercados já tradicionais, como o de proteína animal, ampliando sua atuação em um dos cenários mais competitivos do mundo: o da gastronomia sofisticada e de alto padrão.
“Produtos que nascem da riqueza da biodiversidade brasileira, agregando valor, promovendo inclusão social e refletindo princípios de sustentabilidade e respeito à natureza, conquistam cada vez mais espaço nos mercados globais, reforçando o papel do país como um dos principais garantidores da segurança alimentar mundial”.