CNA e Federações debatem questões comerciais e panorama do mercado de pescados

Temas foram tratados na pauta da reunião da Comissão Nacional de Aquicultura

Por CNA 20 de agosto 2025
Compartilhe:
Comissao Nacional de Aquicultura

Brasília (20/08/2025) – A Comissão Nacional de Aquicultura da CNA se reuniu, na terça (19), para discutir os impactos das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos ao setor, além do comportamento dos preços dos pescados e balança comercial, entre outros temas.

O presidente da Comissão, Francisco Hidalgo Farina, reforçou a importância de se ouvir os Estados e a situação dos produtores de pescado por meios das Federações de agricultura e pecuária.

A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, falou sobre o tema e deu um panorama da situação, explicando o histórico das medidas anunciadas pelo governo americano, além de relatar as iniciativas da CNA para defender os interesses do setor.

A assessora técnica da Comissão Kalinka Koza falou de como a produção brasileira de filé de tilápia depende do mercado americano. Segundo ela, 97% das exportações brasileiras são direcionadas para lá.

Mercado - O diretor da Fider Pescados (empresa fornecedora de proteína animal), Juliano Kubitza, também participou do encontro e abordou o comportamento dos preços dos pescados no Brasil e na América Latina, destacando as oportunidades para o país diante do atual cenário.

Riscos sanitários – Já o consultor da Comissão, Eduardo Ono, falou sobre a consulta pública que foi aberta este ano sobre os riscos sanitários de importação de filé de tilápia e explicando a situação sobre a desmistificação do preço de importação do filé de tilápia proveniente do Vietnã, trazendo informações técnicas e comparativas que esclarecem a realidade dos custos e reforçam a necessidade de avaliação criteriosa.

Ele também comentou sobre a suspensão das importações de camarão do Equador (camarão), após constatação de inconsistências sanitárias pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Por último, os integrantes da Comissão discutiram a consulta pública sobre duas portarias do Ministério da Agricultura que tratam da regulamentação e procedimentos para a proteção e o bem-estar dos animais de produção durante transporte acompanhado de Guia de Trânsito Animal (GTA).

Áreas de atuação relacionadas