CNA, Faerj e Inea lançam programa RetifiCAR no Rio de Janeiro
Acordo de cooperação foi assinado na segunda (9), na capital do estado. Fotos: Ascom/Faerj
Brasília (10/12/2024 ) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação de Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj) lançaram, na segunda (9), o programa RetifiCAR em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O acordo de cooperação técnica foi assinado em evento na sede do Inea, na capital fluminense, durante o lançamento do Programa de Regularização Ambiental do Rio de Janeiro (Regulariza Já).
Participaram da assinatura o presidente da Faerj, Rodolfo Tavares, a coordenadora do RetifiCAR na CNA, Cláudia Mendes, e o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, Cleber Ferreira.
“Mobilizaremos os produtores rurais e a sociedade fluminense, trabalhando juntos com competência e esforço para garantir que o meio ambiente no Rio de Janeiro seja protegido e preservado para as próximas gerações”, afirmou Rodolfo Tavares, presidente da Faerj.
A iniciativa é voltada à regularização ambiental de propriedades rurais ao auxiliar os produtores na retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). No Rio, o RetifiCAR vai atender propriedades rurais de 15 municípios localizados na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, conhecida como RH5.
Segundo o Inea, foi feito um esforço do órgão para analisar mais de mil cadastros do CAR na Região Hidrográfica 5, sendo que 800 já foram notificados para fazerem algum tipo de retificação.
Durante o evento, Claudia Mendes também falou do programa PraValer, que ajuda o produtor rural na elaboração do seu Programa de Regularização Ambiental (PRA), próximo passo após a regularização do CAR.
"Essa parceria está sendo firmada num momento estratégico para o estado, pois vai impulsionar a retificação do CAR de produtores em uma região onde há recursos de Termos de Ajustamento de Conduta. Por isso lançamos não só o RetifiCAR como também apresentamos o PraValer como estratégia para viabilizar a completa regularização ambiental dos produtores rurais da região", afirmou Claudia Mendes.
Lançado em 2023 pela CNA, o RetifiCAR atendeu mais de 2,5 mil propriedades rurais no Ceará, Goiás, Minas Gerais, Alagoas e Rondônia.