CNA impulsiona ações e parcerias para fortalecer a liderança feminina no agro
Comissão Nacional de Mulheres da entidade se reuniu na quarta (21)
Brasília (21/06/2023) – A Comissão Nacional das Mulheres do Agro se reuniu, na quarta (21), com a Associação de Olho no Material Escolar, instituição que tem como missão ampliar o conhecimento de jovens e crianças sobre o agro brasileiro a partir da atualização do material escolar como também criar pontes entre o campo e o setor educacional.
Letícia Jacintho, presidente da Associação, apresentou as ações desenvolvidas, como o estudo em parceria com a Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP) sobre o retrato do agro no material didático brasileiro.
O estudo, analisou 94 livros de 10 editoras e mais de nove mil páginas, apontou que 60% das citações referentes ao agronegócio são negativas e que apenas 3% do material didático faz uso de fontes científicas.
"Queremos trazer para o material didático fontes científicas. Por isso a urgência de estabelecer uma parceria com a CNA para trazer o desenvolvimento que o Brasil precisa”, afirmou Letícia.
Um dos projetos desenvolvidos pela Associação é o Vivenciando na Prática, que realiza atividades que aproximam a rede de ensino da realidade da produção rural por meio de visitas a propriedades rurais, empresas e feiras do setor, para ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a realidade do campo a partir da vivência.
Para 2023, a meta da Associação para o projeto é atender 10 mil crianças em 10 feiras e 42 visitas a propriedades rurais.
A presidente da Comissão das Mulheres, Stéphanie Ferreira, reforçou que uma das ações da comissão será promover o debate sobre o tema.
“Não podemos esquecer o que o Sistema CNA/Senar já faz na área da educação, como o Programa Agrinho incentivando a prática pedagógica através de projetos, por exemplo. Mas iremos aproximar as ações e fortalecer o que já existe para ter um resultado ainda maior”, disse.
A Comissão também abordou as ações estaduais e nacionais promovidas pelo grupo. A assessora técnica Kelly Nascimento destacou a sensibilização de mulheres nos eventos estaduais como nas feiras Agrishow (SP), AgroBrasília (DF), PecNordeste (CE) e ExpoTrês (MS), e a articulação institucional, em Brasília, com a realização de reuniões no Congresso Nacional e ministérios estratégicos.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte