CNA Jovem 10 anos: Caminhos e conexões com o campo
Conheça a história dos irmãos Marcelo e Paula Hofmeister
Brasília (10/10/2024) – Os irmãos Paula e Marcelo Hofmeister cresceram com o exemplo dos avós e dos pais no dia-a-dia da propriedade rural no Sul, foram educados com total liberdade para traçar caminhos em busca de conhecimento, de experiência profissional. Tudo que aprenderam, e aprendem nessa trajetória, serve para fortalecer ainda mais a conexão de ambos com o campo.
“Tivemos uma infância abençoada no campo. Somente quando eu tinha 11 anos, e a Paula 10 anos, foi que saímos para estudar na cidade, em Pelotas (RS)”, relembra Marcelo, hoje com 33 anos.
Paula fala sobre a ligação com os pais e avós. “Eles nos ensinaram a trabalhar no campo e nos deram a liberdade para decidir o nosso futuro. Trabalharam de uma forma diferenciada a sucessão familiar”, diz.
A propriedade da família, a Estância Coronilha, fica em Pedras Altas (RS) e se destaca pela diversidade de suas atividades. Além de possuir rebanho de bovinos e ovinos, fazem parcerias na produção e no armazenamento de soja. A propriedade também abriga uma área destinada ao cultivo de videiras europeias – o Vinhedo Pedras Altas, que hoje produz e comercializa vinhos e espumantes.
Depois de ir para a cidade cursar o ensino médio e a faculdade, os irmãos tomaram rumos profissionais distintos.
Marcelo mora atualmente no Alabama (EUA), trabalha em uma consultoria focada em gestão empresarial no setor agropecuário, e Paula é assessora ambiental e coordenadora da Comissão de Meio Ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul).
Mesmo com as carreiras bem-sucedidas, os irmãos nunca deixaram de dar atenção e acompanhar de perto as atividades e a gestão na propriedade.
“Marcelo, ainda que remotamente, é o responsável pelo fechamento do balanço, fluxo de caixa, investimentos e tudo relacionado à gestão e às finanças. Tomamos as decisões em conjunto com os nossos pais utilizando a tecnologia como aliada”, diz Paula que acompanha as atividades produtivas.
Em 2018, quando era recém-formada em engenharia ambiental, Paula descobriu por acaso uma iniciativa do Sistema CNA/Senar que faria toda a diferença na sua vida profissional e iria estreitar ainda mais seu vínculo com o campo: o CNA Jovem.
O programa, que comemora 10 anos neste ano, foca no desenvolvimento de lideranças no setor agropecuário. “Recebi uma foto de participantes do CNA Jovem da amiga Beth Lemos, durante visita a uma propriedade rural da região”, ressalta Paula.
Ela não deixou a oportunidade passar e se inscreveu no programa e participou da 3ª edição. “Meu projeto ‘Desmistificar as Ações Negativa do Agro’ visava levar a pauta ambiental para o setor, além de promover o uso de energias renováveis no campo para reduzir a dependência de concessionárias de energia”, conta Paula.
Pelo seu potencial de liderança e competências desenvolvidas, o Programa reconheceu Paula entre os três jovens destaques e proporcionou a eles em 2019 uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia, onde tiveram a oportunidade de conhecer novos modelos de negócios. “Foi uma experiência sensacional. Conheci vários hubs de negócios. Isso ampliou minha visão sobre novos negócios e inovações no setor agropecuário”, afirma.
O CNA Jovem proporcionou não só crescimento profissional. “Aprendi a me posicionar, a debater, discutir ideias e descobrir o meu verdadeiro potencial, foi um enorme crescimento, além da experiência de estar em contato com outras pessoas de diversas realidades e estados brasileiros”, diz.
Aquela experiência fez Paula convencer Marcelo a conhecer o CNA Jovem. “O programa mudou tanto a minha vida que queria que o meu irmão passasse por aquela experiência”, diz.
Formado em Administração de Empresas e com experiência em gestão financeira no agronegócio, Marcelo também encontrou no CNA Jovem uma oportunidade de reorientar sua carreira.
Ele estava em um período de mudanças profissionais. Após um intercâmbio, de dois anos na Nova Zelândia, e de uma experiência em uma empresa privada, ele voltou à Estância Coronilha durante a pandemia. Em 2020, incentivado pela irmã, Marcelo se inscreveu e participou da 4ª edição do programa, primeira realizada totalmente online. “Minha irmã foi uma grande inspiração”.
Na iniciativa que desenvolveu durante a jornada no CNA Jovem, Marcelo abordou educação financeira no agro com o objetivo de ajudar famílias rurais a separarem as finanças pessoais das empresariais, além de incentivar a formação de uma reserva de emergência e de investimentos. “Fiquei entre os dez finalistas e recebi apoio de instituições e sindicatos rurais para desenvolvê-lo”, relata Marcelo.
A experiência teve um impacto significativo em sua carreira. Marcelo foi convidado a retornar ao mercado de trabalho desta vez em um cargo de liderança, como coordenador de Gestão Econômica e Financeira na empresa Safras & Cifras, onde já havia trabalhado.
Hoje ele lidera a expansão da empresa para a América Latina, atendendo o Brasil, Bolívia e Uruguai. “Se não tivesse participado do CNA Jovem, não teria tido coragem de encarar esse novo desafio. O programa, também por ter sido totalmente virtual, me preparou para trabalhar online, liderar equipes à distância e tomar decisões estratégicas com confiança”, afirma Marcelo.
Ainda devido ao seu desempenho de liderança, Marcelo foi convidado a assumir a vice-presidência da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, onde permaneceu no cargo de março de 2022 até agosto de 2024. “Tenho paixão pela inovação, pelo compartilhamento de ideias e de novas perspectivas para o setor”, destaca.
Os irmãos têm conhecimento da importância de contribuir para o setor agropecuário com uma visão estratégica e inovadora, com o foco no desenvolvimento do campo e da gestão eficiente das propriedades rurais. Por isso, combinam suas atividades profissionais com o gerenciamento da propriedade familiar.
“Nossos pais nos ensinaram a importância da qualificação e de seguir nossos próprios caminhos. Somente depois de adquirir conhecimento e experiências externas é que poderíamos voltar para contribuir de forma mais significativa na propriedade”, conclui Marcelo.
Para Paula e Marcelo, o Programa CNA Jovem não só transformou suas vidas, mas também reforçou a relevância do conhecimento e da inovação para o fortalecimento do agro no Brasil.
A história dos irmãos é a oitava reportagem de uma série de matérias que serão divulgadas até dezembro de 2024 para celebrar os 10 anos do programa CNA Jovem. Conheça as outras histórias:
Para saber mais sobre o CNA Jovem, acesse: https://cnajovem.org.br/
Fotos: arquivo pessoal