Notícias
CNA lança RetifiCAR no Tocantins

Iniciativa auxilia produtores rurais com o Cadastro Ambiental Rural (CAR)
Brasília (25/04/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou, na quinta (24), o Projeto RetifiCAR no Tocantins.
A iniciativa prevê ações para auxiliar produtores rurais que precisam retificar o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A promoção do RetifiCAR no estado é uma parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A cerimônia de lançamento foi realizada na sede da Faet, em Palmas.
“A CNA, a Faet e os sindicatos rurais, por meio desse projeto e em parceria com o Naturatins e a Semarh, querem ajudar a agilizar a fila de espera dos produtores que precisam do seu cadastro validado para poder acessar crédito e retomar suas atividades, porque o que o produtor sabe e quer fazer é produzir”, disse Paulo Carneiro, presidente da federação.

A assessora técnica da CNA Jaine Cubas fez uma apresentação do projeto e destacou que a proposta do RetifiCAR é apoiar os produtores rurais, de maneira prática, no processo de retificação para regularizarem seus cadastros.
“Vamos ajudar não só a regularizar as divergências e pendências constatadas nas declarações, mas fazer a articulação com todos os entes do estado. A CNA vai buscar essa convergência para superarmos juntos as dificuldades do CAR,” disse.
Jaine acrescentou que, por isso, é importante a ajuda dos sindicatos rurais no momento de explicar o processo aos produtores. “Com o RetifiCAR, vamos fazer a capacitação dos sindicatos e dos agentes financeiros para que possam dar orientações aos produtores sobre os passos que são necessários”.

A iniciativa no Tocantins vai atender, no primeiro momento, mil produtores rurais dos municípios localizados na Área de Proteção Ambiental (APA) do Cantão, região oeste do estado.
Além do Tocantins, o RetifiCAR está presente no Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rondônia.