CNA leva Projeto Comprador à Expointer
Iniciativa traz representantes estrangeiros para rodadas de negócios com produtores brasileiros
Brasília (03/09/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realiza, na quarta (3) e na quinta (4), a primeira edição de 2025 do Projeto Compradores Internacionais, como parte das ações do projeto agroBR na programação da Expointer 2025, em Esteio (RS).
A iniciativa, feita em parceria com Sebrae (a primeira dentro do agroBR), ApexBrasil e Juntos pelo Agro, leva ao Rio Grande do Sul 13 compradores internacionais vindos da Argentina, Canadá, China e Taiwan, Holanda, Japão, Paraguai e Singapura para rodadas de negócios com produtores gaúchos.
Na segunda (1º) e na terça (2), a comitiva fez visitas a propriedades e indústrias do Rio Grande do Sul. Para a assessora de Relações Internacionais da CNA, Rosilene Bandera, o projeto representa uma chance única para os produtores apresentarem seus produtos a diversos países.
“Mais do que rodadas de negócios, essa ação foi pensada para que os compradores experimentem a essência do agro brasileiro, com visitas que permitam o conhecimento de todo o processo produtivo, de perto”, afirmou.
Foram selecionados 30 produtores de 25 municípios do Rio Grande do Sul dos setores de frutas, noz pecan, mel e azeite de oliva. Os países compradores foram selecionados com base no cruzamento de dados de exportação e dos tipos de produtos que ofertados.
“O nosso foco é atrair países que valorizem diferenciação e o posicionamento premium, características amplamente reconhecidas e demandadas nos mercados indicados”, completa Rosilene.
Esta será a primeira de uma série de ações previstas, ampliando o alcance do projeto e beneficiando ainda mais empreendedores rurais brasileiros. O agroBR busca inserir pequenos e médios produtores rurais no comércio internacional, diversificando a ampliando a pauta de exportações do agro brasileiro.
“A entrada do Sebrae no programa possibilitou que a CNA pudesse aumentar o atendimento aos produtores”, afirma Roberta Aviz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae.