Notícias
CNA participa de evento da Ceagesp sobre uso de embalagens retornáveis

Evento foi realizado na terça (15), em São Paulo (SP)
Brasília (16/10/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (15), do Encontro de Embalagens Retornáveis, em São Paulo (SP).
O evento teve como objetivo promover o diálogo entre produtores, permissionários, gestores de centrais de abastecimento e fornecedores de tecnologias sobre o uso de embalagens retornáveis.

A assessora técnica da CNA, Letícia Fonseca, participou do encontro com a palestra “Rastreabilidade e Logística: instrumentos de segurança do produto e de mercado”.
Ela explicou que, devido à natureza perecível das frutas e hortaliças, que circulam por diversos elos da cadeia produtiva, a rastreabilidade é fundamental para garantir a segurança dos alimentos e aumentar a transparência com o consumidor.
“A rastreabilidade surgiu para mapear os elos da cadeia de valor, identificar problemas como contaminações, caso ocorram, e garantir que os alimentos estejam seguros para consumo”, afirmou a assessora técnica da CNA.
Letícia também ressaltou que a melhoria da logística na produção e distribuição de frutas e hortaliças está diretamente ligada à sustentabilidade do setor.

“A adoção de boas práticas, como o registro de procedimentos de produção, cuidados pós-colheita e o uso de embalagens recicláveis ou higienizáveis, é essencial para reduzir contaminações, desperdícios e a geração de resíduos”, disse.
O evento também discutiu desafios enfrentados em centrais de abastecimento em Minas Gerais e São Paulo, destacando soluções para padronização de embalagens, otimização logística e redução de perdas e contaminações.
O encontro integrou a programação da Semana Mundial da Alimentação e foi realizado pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), em parceria com o Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort). O evento aconteceu no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP).