CNA participa de evento de lançamento do Programa Exporta Mais Amazônia

Cerimônia foi realizada no último sábado (25), em Rio Branco (AC)
Brasília (29/11/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou nesta semana do evento de lançamento do Programa Exporta Mais Amazônia, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), de 25 a 29 de novembro, em Rio Branco (AC).
A iniciativa, que visa desenvolver uma política para destravar as exportações brasileiras, especialmente para produtos compatíveis com a floresta, foi lançada no último sábado (25) e teve a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e de parlamentares e entidades parceiras.
Na cerimônia, o coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, falou sobre a importância do projeto Agro.BR, que tem como parceira a ApexBrasil, para promover os negócios de mais de 1.300 pequenos e médios empresários rurais brasileiros no exterior.
“O objetivo do Agro.BR está bem alinhado com o do Exporta Mais Amazônia. Essa parceria é importante no sentido de oferecer oportunidades aos pequenos e médios produtores da região Norte”, afirmou.
A programação do evento inclui painéis de debate, apresentação das Mesas Executivas de Exportação e rodadas de negócio com empresas dos setores de açaí, cacau e chocolate, castanha do Brasil, peixes amazônicos, carnes bovina, suína e de frango. As rodadas de cacau e chocolate estão sendo organizadas pela CNA.

“Temos 11 empresas inscritas no Agro.BR participando das rodadas para apresentar seus produtos e fechar negócios com 20 compradores internacionais”, disse Rodrigo.
No último dia de agenda, na quarta (29), os importadores participaram de visita técnica a Agroindústria de Chocolate Ligeirinho para conhecer a produção de chocolates. O grupo também viu a produção de cachaças artesanais, caldo de cana e a plantação de milho na propriedade. A consultora do projeto Agro.BR no escritório estadual da região Norte, Giselle Amaral, acompanhou a visita.
"Os compradores internacionais acharam toda a ação muito promissora e tiveram a oportunidade de ver a realidade do produtor rural. Do outro lado, os produtores perceberam que podem ter seus produtos comercializados no comércio exterior. Foi uma experiência muito positiva para eles", disse Giselle.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte