Brasília (08/07/2025) - A Comissão Nacional de Equideocultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, de 3 a 5 de julho, da XXV Conferência Anual da Associação Brasileira de Veterinários de Equídeos (ABRAVEQ), em Gramado (RS).
A assessora técnica da CNA, Kalinka Koza, participou do encontro para reunir subsídios técnicos, promover o diálogo com outras entidades e fomentar discussões sobre temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável da equideocultura brasileira, como sanidade de equídeos, bem-estar animal, regulamentação do material genético e antidopagem em eventos equestres.

Um dos temas debatidos nos encontros foi Lei nº 15.021 de 2024, que atualiza os marcos legais sobre material genético animal. De acordo com Kalinka, a nova legislação amplia as possibilidades de produção de material genético por pessoas físicas e jurídicas, modernizando os conceitos e exigindo regulamentações específicas por espécie, que ainda serão definidas.
“A CNA tem concentrado esforços para contribuir tecnicamente com a construção dessa regulamentação, garantindo que as particularidades da equideocultura sejam respeitadas e contempladas nas normativas”, ressaltou.
Segundo ela, a Comissão Nacional de Equideocultura tem se pautado em ações voltadas para o avanço técnico e regulatório da cadeia produtiva de equídeos, priorizando a sanidade, o bem-estar, a rastreabilidade e a competitividade do setor.