Notícias
HUB CNA promove debate sobre tecnologia e inovação no campo

Live aconteceu na quinta (25)
Brasília (26/07/2024) – O HUB CNA promoveu a live “Agro 4.0: Transformando o campo com tecnologia e inovação”, na quinta (25), para discutir as últimas tendências e avanços tecnológicos que estão impulsionando a eficiência e a sustentabilidade no setor rural.
O debate reuniu o Hub de Inovação da Raízen, Pulse Hub, e a startup Krilltech, e a consultoria de inovação corporativa Innoscience, além da coordenadora do HUB CNA, Danielle Leonel.
Na abertura do encontro, o sócio da Innoscience, Sérgio Gualdi, destacou que atualmente a inovação é considerada uma prioridade para as empresas, mas a maioria delas ficam frustradas por terem a performance abaixo das expectativas.
“A inovação é um desafio, principalmente pelas diferentes estratégias e modelos. Uma das soluções possíveis é a conexão com startups por meio da inovação aberta. Com isso, a empresa consegue acessar novos conhecimentos, compartilhar riscos e reduzir custos e acelerar desenvolvimento de soluções”, disse.

Segundo Gualdi, o ecossistema de inovação está em forte expansão no Brasil e é composto por diversos atores: aceleradoras, incubadoras de empresas, programas com corporação, investidores anjo e startups. “Para se conectar com as startups existem diversas formas, como eventos, incubação, aceleração, contratação, parceria, entre outros”.
O coordenador de Inovação Digital no Pulse Hub da Raízen, Ricardo Campo, apresentou o Pulse Hub, a forma de operação do ecossistema, os principais resultados e cases de sucesso da empresa no setor agropecuário.
“Hoje focamos na conexão com as startups, começando com a imersão (identificação de oportunidades) e definição de abordagens para se chegar a uma solução. Posteriormente fazemos o mapeamento de startups e agentes de inovação; o match making (apresentações para o negócio, seleção e contratação); validação; escala e operação assistida”, explicou.

Ricardo Campo informou que 1,5 mil startups estão qualificadas na base do Pulse Hub, mais de 120 projetos pilotos foram executados, mais de 50 contratos firmados com startups e cerca de 60 parcerias.
Durante a live, o CEO da Krilltech, Marcelo Rodrigues, falou sobre a linha de produtos desenvolvida pela startup, que é fruto de uma parceria da Embrapa com a Universidade da Brasília. Marcelo apresentou os produtos que contém o princípio ativo Arbolina, capaz de ampliar a produtividade e qualidade nutricional das lavouras.
O CEO da KrillTech também apresentou o produto Krillgorwth, criado recentemente para a cultura da cana-de-açúcar. “O produto está entrando agora no mercado e foi desenvolvido especificamente para a cana. Em um canavial bem conduzido, certamente esse produto irá gerar resultados positivos”.

Por fim, a coordenadora do HUB CNA Digital, Danielle Leonel, falou sobre o objetivo do Hub, as principais ações, tecnologias de startups que estão sendo testadas por meio de projetos pilotos em propriedades rurais no Brasil. “O HUB atua em busca de soluções e tecnologias acessíveis e adaptadas à realidade do campo. Nós somos a voz dos produtos em relação aos seus desafios tecnológicos e necessidades do dia a dia”.
De acordo com Danielle, só em 2024, o HUB CNA já mapeou mais de 250 startups e mais de 90 foram apresentadas ao Sistema CNA/Senar e Instituto CNA. “Nesse momento estamos realizando experimentos e validações em campo, rodando prova de conceito e projetos pilotos. Uma dessas soluções veio de Singapura e trata da análise molecular de produtos para identificar propriedade únicas”.
Atualmente, as provas de conceito das startups estão acontecendo em mais de 10 estados e no Distrito Federal, em 23 propriedades rurais parceiros. “O nosso objetivo é realizar 12 provas de conceitos até o fim do ano”.

Ainda no debate, a coordenadora apresentou o maior Programa de Impulsionamento de Startups do Agro, que está com as inscrições abertas até o próximo domingo (28), por meio do link http://hubcna.org.br/programas-inovacao/ .
A iniciativa pretende impulsionar, no mínimo, 50 startups que terão, como atrativo, o desenvolvimento de pelo menos três Provas de Conceito (PoCs) e/ou Projetos Pilotos custeados pelo HUB CNA. A divulgação das empresas selecionadas está prevista para o dia 1º de agosto e o programa será realizado no período de agosto a novembro.
Assista a live na íntegra: