CNA promove live do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 de Cerveja

Live foi realizada na terça (10) pelo YouTube
Brasília (11/09/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na terça (10), live do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 – Edição Cerveja. As inscrições para o concurso estão abertas até o dia 15 de setembro no site do Sistema CNA/Senar.
Acesse o regulamento e faça a sua inscrição no link .
A live foi moderada pela assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, e contou com a participação da diretora de Campeonato da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Juliana Behr, do presidente-executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Cerveja (Sindicerv), Márcio Maciel e da sommelière e consultora do Papo de Sommelière, Bárbara Soares.

Na abertura da live, Eduarda apresentou dados do Anuário de Cerveja 2024 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O anuário mostra que o Brasil produz mais de 15 bilhões de litros de cerveja por ano, com 1847 estabelecimentos cervejeiros registrados no Brasil, sendo a maior parte em SP, seguido por RS, MG, SC e PR.
“Esse valor é 6,8% maior ao observado em 2022, que corresponde a 118 novas cervejarias, sendo em números absolutos, o maior da série histórica. É uma cervejaria registrada para 109.952 habitantes no país”, destacou.
Segundo ela, existem mais de 45 mil produtores registrados, com crescimento de 6,6% e 2.817 novos registros. Na média brasileira, são 24,7 registros de produtos por estabelecimento. São mais de 60 mil marcas diferentes no país.

“É uma cadeia produtiva que, do campo ao brinde, emprega mais de 2,5 milhões de brasileiros. Quando a CNA olha com carinho para esse setor e decide fazer um concurso para valorizar o pequeno produtor, o Sindcerv e toda a comunidade cervejeira fica muito feliz porque mostra que, de fato, a cerveja brasileira está atingindo outros níveis e outras camadas da sociedade, que é super importante saber o que está sendo feito”, destaca Maciel.
Bárbara destacou que o Brasil tem se posicionado frente ao mundo em relação à produção e consumo de cerveja. Segundo ela, é observado um crescimento expressivo da exportação das cervejas brasileiras ao passo que a importação está em queda, que é um indicativo que o brasileiro está optando cada vez mais pela cerveja produzida no mercado interno.

Juliana, destacou alguns fatores que têm levado os amantes de cerveja a ingressarem nesse universo de forma cada vez mais profissionalizada. “Temos diversos fatores, mas nunca vi um dono de cervejaria que não goste de cerveja. A grande maioria começa nesse mercado como um hobby ou por ter um amor enorme pelo líquido. E foi aí que tivemos um boom enorme no mercado”, brinca.
Os participantes da live deram detalhes do universo cervejeiro, falaram de curiosidades do setor e responderam dúvidas do público da live. Todo o conteúdo pode ser assistido aqui, no Youtube do Sistema CNA/Senar.
Concurso - O Prêmio Brasil Artesanal vai premiar pequenos e médios produtores de cerveja, devidamente registrados no Mapa, com produção anual de até 5 milhões de litros de cerveja.
O concurso vai premiar cervejas nas categorias ale (alta fermentação) e lager (baixa fermentação). Cada produtor poderá inscrever dois rótulos, um em cada categoria.
O concurso contará com três etapas - Júri Técnico, Júri Popular e avaliação das histórias do produtor e seus produtos. Nesta edição, está previsto um bônus de 10% sobre a pontuação final para os produtores de cerveja que cultivem cevada, lúpulo ou outro ingrediente essencial utilizado na fabricação, ou que ainda realizem na propriedade turismo rural ligado à atividade cervejeira.
Os participantes da live destacaram as particularidades do prêmio. De acordo com Bárbara, o júri técnico vai avaliar todas as cervejas inscritas nas duas categorias, utilizando metodologia internacional. “Todos os produtores inscritos vão receber a avaliação técnica dos seus produtos. Esse é uma grande diferencial”, disse.

“Esse concurso é inédito, é muito legal por se tratar de uma experiência única para o público. No júri popular, o consumidor vai ter a experiência de experimentar as cinco melhores cervejas de cada categoria, já selecionadas pelo júri técnico. É interessante porque quem movimenta mesmo o mercado é o consumidor final”, destacou Juliana.
O presidente-executivo do Sindicerv também destacou a relevância da premiação para o setor. “O prêmio da CNA é uma baita oportunidade para um pequeno cervejeiro que está querendo acelerar. Um dos grandes desafios é o acesso a mercados, mas muitos não sabem realmente como é a aceitação do público. Quando a CNA faz um concurso em que o público será jurado é fantástico. Você está falando para o produtor qual é o seu mercado, o que ele está demandando e como deverá investir em seu negócio”, afirma Maciel.
Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.
Assista a live completa: