CNA reúne produtores de café arábica no município de Capelinha (MG)
Técnicos do Projeto Campo Futuro levantaram os custos de produção da cultura
Brasília (17/05/2019) – Para levantar os custos de produção da cafeicultura, técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA) estiveram na sexta (17), no município de Capelinha, em Minas Gerais.
A iniciativa faz parte do Projeto Campo Futuro, cujo objetivo é reunir informações estratégicas das propriedades modais (típicas) para conhecer a realidade das regiões e auxiliar os produtores na gestão do negócio.
Segundo o assessor técnico da CNA, Maciel Silva, os resultados prévios do painel de café arábica apontaram um aumento de 5% nas despesas com fertilizantes e 13% nos custos com colheita.
“Essas altas nos custos de produção resultaram no aumento de 7% no Custo Operacional Total da região. O aumento, somado a redução de 21% no valor da saca resultou na redução significativa da margem bruta que era positiva”.
O produtor de café Antônio Cláudio afirmou que o projeto é importante para acompanhar o que está sendo feito na propriedade rural. “A planilha apresentada auxilia no dia a dia da produção, pois mostra onde estamos errando ou acertando”.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil