Colaboradores do Senar Tocantins participam de capacitação do Programa Saúde no Campo, em Brasília

Equipe Tocantinense representa o Sistema na capital federal, levando contribuições para a ampliação do projeto Saúde no Campo

15 de julho 2025
Compartilhe:
Whats App Image 2025 07 04 at 16 08 24 1024x768

Renata Santana

Fonte: Assessoria FAET/Senar

Representando o Tocantins, uma equipe do Sistema FAET/SENAR está em Brasília participando de uma capacitação nacional do Programa Saúde no Campo, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

54624096643 c64df7b066 c

A formação está sendo realizada na sede da CNA e tem como objetivo preparar supervisores que irão expandir o programa para novas regiões do país.

De acordo a Gerente de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Franciane de Souza, “o Tocantins já desenvolve o Saúde no Campo na região sudeste do estado e, com a ampliação, o programa também será implementado com dois novos módulos nas regiões sul e no Bico do Papagaio, fortalecendo o atendimento às comunidades rurais”, explicou. 

Whats App Image 2025 07 04 at 16 08 24 1024x768

A equipe tocantinense é composta por ela e pelos enfermeiros Arcenio Neto, Cássia da Silva, Anna Karolyne Ribeiro e Welia Batista, que serão responsáveis pela multiplicação da metodologia no estado.

Whats App Image 2025 07 04 at 16 08 01 1024x768

Além do Tocantins, representantes de 13 regionais do SENAR também participam da capacitação, trocando experiências e alinhando as diretrizes da iniciativa que tem impacto direto na qualidade de vida dos produtores e trabalhadores rurais em todo o Brasil.

Whats App Image 2025 07 04 at 16 07 45

O programa

A formação faz parte das ações estratégicas voltadas à expansão do programa Saúde no Campo e pretende preparar os profissionais que serão responsáveis por multiplicar o conteúdo nos estados.

Lançado oficialmente em maio desse ano, o Saúde no Campo visa a promoção da saúde de produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, seus familiares e trabalhadores rurais por meio de visita domiciliar, telessaúde e ações educativas para prevenção e diagnóstico precoce de doenças.

 Essa é a terceira capacitação de supervisores do programa, que entra na 3ª fase e chega agora a 21 estados.

O diretor-geral, Daniel Carrara, abriu a capacitação com um panorama sobre a evolução do trabalho da instituição ao longo dos anos e destacou que o Senar está preparado para levar essa “metodologia única” a todo o país.

“Queremos garantir a padronização do programa em todo o Brasil e contamos com vocês para isso. O Senar é referência em tudo que faz e não seria diferente na saúde”, afirmou.

Ao longo da semana, os supervisores vão se aprofundar na metodologia do programa, participar de dinâmicas e entender como funciona o sistema de gerenciamento de informações (SISaúde).

Áreas de atuação relacionadas