Colheita de café no Brasil avança e chega a 56% da produção, diz consultoria
Por: Café Point
A colheita de café no Brasil avançou e chegou a 56% do total esperado para a safra 2017/2018 até a última terça-feira (11), de acordo com levantamento da consultoria Safras & Mercado, divulgado na última quinta-feira (13). Baseando-se em uma estimativa de produção de 51,1 milhões de sacas de 60 quilos, a instituição acredita que 28,86 milhões de sacas de café arábica e conilon já tenha saído das lavouras.
Segundo o órgão, o volume colhido até o dia 11 de julho está um pouco abaixo do registrado na mesma época no ano passado, de 58%. A média dos últimos cinco anos para o período é de 57% da produção já retirada das lavouras.
Para o consultor da Safras & Mercado, Gil Barabach, o avanço de seis pontos na colheita foi positivo, apesar de mostrar índices menores que os de 2016. O que vem preocupando os produtores, no entanto, é o tamanho das primeiras amostras de café que estão chegando ao mercado com uma granação menor que o esperado.
“Continua a queixa do produtor, por conta da safra miúda, especialmente no sul de Minas. E isso pode impactar negativamente no resultado final da safra", comenta Barabach, em nota.
Em relação a comercialização da safra 2017/2018, a consultoria informa que também está menor, quando comparada com o ciclo passado. Até o último dia 10 de julho, os cafeicultores tinham vendido 26% da produção. No mesmo período em 2016 estava em 32%.