Comissão debate seguro rural com produtores de Luís Eduardo Magalhães

Grupo liderado pela CNA promoveu encontro no sindicato dos produtores rurais do município baiano

Por CNA 27 de setembro 2018
Compartilhe:

Brasília (27/09/2018) – A Comissão Consultiva dos Entes Privados do Seguro Rural, presidida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), se reuniu com produtores rurais de Luís Eduardo Magalhães (BA), nesta quinta (27).

O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, e teve como objetivo debater o Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural (PSR) e as melhorias na cobertura do seguro rural com produtores, técnicos, gerentes de bancos e lideranças sindicais da região.

O presidente da Comissão dos Entres Privados do Seguro Rural e vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Pedro Loyola, apresentou as ações da CNA para aprimorar o seguro, divulgar informações e promover a cultura de gestão de riscos entre os produtores rurais.

Ele também mostrou as experiências dos programas estaduais de subvenção ao prêmio dos estados de São Paulo e Paraná e dos fundos mútuos de produtores rurais, como é o caso da fumicultura na região Sul do Brasil.

“Há uma demanda reprimida por seguro. Mesmo os seguros já ofertados aos produtores carecem de aperfeiçoamento. Além disso, a subvenção ao prêmio praticamente não alcança o estado da Bahia”, disse.

Pedro Loyola

Segundo a assessora técnica da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Fernanda Schwantes, que também participou da reunião, uma das reclamações mais recorrentes foi que o volume de subvenção disponibilizado não atende ao tamanho da agricultura brasileira e à demanda que os produtores têm pelo seguro rural.

O diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Ministério da Agricultura, Marcelo Guimarães, falou sobre o histórico de criação, as regras atuais e o desempenho recente do PSR. Segundo ele, de 2006 a 2017, as indenizações pagas no âmbito do PSR somaram R$ 4,8 bilhões.

O representante da Federação Nacional das Seguradoras (FenSeg), Daniel Nascimento, e da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor), David Martin também participaram do evento.

A Comissão Consultiva dos Entes Privados do Seguro Rural é formada por representantes dos produtores rurais, das companhias seguradoras, resseguradoras e dos corretores de seguro.

“Foi muito importante o diálogo alinhado aqui. Temos absoluta certeza que esse subsídio ajudará o Ministério da Agricultura a modelar melhor a subvenção para todo o Brasil e, especialmente, para as regiões Norte e Nordeste”, afirmou a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio.

Carminha Missio com Daniel Nascimento (à esquerda) e Marcelo Guimarães

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419

 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação relacionadas