Espírito Santo
Notícias
Conceição do Castelo (ES) comemora premiação no Programa Agrinho
Mais de 70 mil alunos das escolas municipais rurais do Espírito Santo participaram do programa em 2018
Por: Comunicação Senar-ES
Apague o desperdício e acenda a economia. Foi com esse tema que o projeto vencedor do Programa Agrinho 2018 levou mais conscientização para as famílias de Conceição do Castelo. A professora que desenvolveu o trabalho com a turma de 1º ano é Maria de Luldes Davila Ferreira Virginio, da escola Umef Elisa Paiva, e ganhou uma motocicleta na premiação.
O Agrinho é um programa de responsabilidade socioambiental da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) e dos Sindicatos Rurais e envolveu 70.645 alunos, 3.824 professores e 751 escolas municipais do Estado em 2018.
Segundo Maria de Luldes, professora ganhadora do primeiro lugar, a receita para vencer o Programa é se dedicar. “O segredo é ter paixão pela educação, não medir esforços para desenvolver as ações e pensar num projeto que não faça bem só para a gente, mas para o planeta”, explicou.
Sua turma desenvolveu o tema do projeto pensando não só na economia de energia, mas em incentivar que as pessoas evitem o desperdício. Para envolver a comunidade, fizeram passeata pela cidade, foram à rádio dar dicas de economia e realizaram um concurso na escola para premiar quem mais economizasse energia em um mês, além de outras ações. O vencedor teve uma redução de R$ 166 na conta de energia elétrica.
“Quando comecei as ações dos projetos, todos os dias tínhamos o minuto Agrinho na escola, com dicas de como economizar energia e eu não imaginava que poderíamos vencer. Melhor do que o prêmio é saber que o projeto fez diferença para o nosso município e que os alunos continuam economizando energia em casa”, destaca Maria de Luldes.
Murilo da Silva Louzada, 7 anos, foi o aluno que criou a logomarca do Projeto “Apague o desperdício e acenda a economia”. Ele dá a dica para economizar energia em casa: “Nossos banhos podem durar somente 4 minutos e é importante desligar a televisão quando ninguém estiver assistindo”.
João Vitor Alvez Buffon, 7 anos, também estava na turma da professora vencedora e destaca uma dica importante: “Não instale fogão e geladeira lado a lado. Isso atrapalha o desempenho um do outro”.
Autoridades comemoram a premiação
Para o prefeito de Conceição do Castelo, Christiano Spadetto, município vencedor de outros dois prêmios no Programa Agrinho 2018, as ações são importantes para o futuro da cidade. “Quanto mais investimos em qualidade de vida, em experiências que o programa traz, sabemos que as crianças vão levar um conhecimento para o futuro que influencia a todos que estão ao seu redor”.
O secretário de educação do município, Márcio Vitor Zanão, reforçou que o Programa Agrinho traz impactos positivos para Conceição do Castelo. “O primeiro é a integração escola, família, comunidade. O segundo é o impacto social. Em 2018, trabalhamos economia de energia, plantação de hortaliças, coleta de lixo, ações que impactam a sociedade positivamente. O terceiro é o reconhecimento que o município teve a nível estadual com os frutos colhidos nesses projetos”.
Para o presidente do Sindicato Rural, Eliomar Maretto, o Agrinho é interessante para que todos conheçam o importante papel do campo na sociedade. “Nós somos um município rural e alguns mesmo assim não conhecem a realidade do campo. Com o programa, temos uma dimensão maior da importância da agricultura para o município de Conceição do Castelo”.