Conectividade rural na América Latina é tema de live
Sistema CNA/Senar reforça a importância da ampliação do acesso à internet para promover o desenvolvimento do setor
Brasília (28/04/2021) – Os desafios para a conectividade na área rural na América Latina foram tema de uma transmissão ao vivo do projeto AgEvolution Talks, na quarta (28).
O coordenador técnico do Instituto CNA, Joaci Medeiros, e o consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, Frederico Bert, destacaram os gargalos do acesso à internet no meio rural, os impactos nas atividades agropecuárias e a expectativa para a chegada da Internet 5G ao Brasil.
Daniel Azevedo, Frederico Bert e Joaci Medeiros
Medeiros destacou a atuação do Sistema CNA/Senar no desenvolvimento de políticas públicas que ampliem a conexão no campo e lembrou que dados do Censo Agropecuário de 2017 indicam que 72% das mais de 5 milhões de propriedades rurais brasileiras não têm qualquer acesso à conexão de internet.
“Por isso, todas as tecnologias disponibilizadas por pequenos provedores locais têm papel fundamental para a conectividade no campo e não podem ser desprezadas”, disse o coordenador, acrescentando que a pandemia acelerou esse processo e a necessidade de maior interatividade por meio das mídias digitais.
Em relação ao Leilão 5G, cujo edital já foi aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o coordenador técnico do Instituto CNA explicou que a porta de entrada para o acesso será o meio urbano e o meio rural também será beneficiado.
“O leilão 5G vai beneficiar a zona rural porque as empresas vencedoras terão a obrigatoriedade e o compromisso de realizar investimentos em áreas remotas e no meio rural com a melhoria do acesso à conexão 4G, por exemplo”, explicou Medeiros.
Em sua fala, Bert citou que apenas 37% dos produtores rurais da América Latina possuem conexão de Internet com padrões mínimos de operacionalização e ainda há muito trabalho para que os benefícios sejam usufruídos pelos moradores do campo.
Reveja a live, que foi mediada pelo editor-chefe do AgEvolution, Daniel Azevedo.
Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
youtube.com/agrofortebrasilforte
flickr.com/photos/canaldoprodutor