Notícias
Curso aborda gestão feminina nas propriedades rurais
Desenvolvido pelo SENAR/RS, Com Licença vou à Luta promove o empreendedorismo e liderança das mulheres do campo
Na sexta-feira (08/04) o curso “Com Licença vou à Luta” iniciou. Desenvolvido especialmente para mulheres do campo, as aulas oferecem noções de gestão com conteúdo específico de desenvolvimento humano, com o objetivo de ajudá-las a melhorar a administração das propriedades rurais. O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, em parceria com a pasta de Desenvolvimento Rural e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
O curso é ministrado pela instrutora do SENAR, Adriana Thiessen, e terá carga horária de 40 horas. Conforme Adriana, a abordagem técnica orienta sobre empreendedorismo, gestão financeira, planejamento de negócios, legislação trabalhista, previdenciária, ambiental e sanitária, além de técnicas de liderança.
“Seja como chefe de família ou auxiliadora, o objetivo é transformar a participação feminina em fator decisivo para o sucesso da empresa rural”, explicou. Após a conclusão do curso, as participantes receberão certificado.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Lucimeri Eisenhardt, é importante que as mulheres se envolvam no processo produtivo e na gestão de empreendimentos, pois grande parte das mulheres é responsável pela unidade familiar. “A presença do trabalho feminino nas propriedades rurais é realidade, porém ainda carente de qualificação. Cada mulher pode pedir licença e ir à luta”, declarou Lucimeri.
Ainda estão previstos para a próxima semana, os cursos de Artesanato de Reciclagem, Plantas Medicinais, Inclusão Digital e Artesanato de Porongo, voltados para os usuários da Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Todos em parceria com o SENAR e disponibilizados de forma gratuita.
Assista ao vídeo do Programa Com Licença Vou à Luta:
Fonte: Gazeta Online
Foto: Assessoria de Imprensa de Vera Cruz