Acre
Notícias
Senar/AC participa de curso de Classificação Física de Café Grão Cru
Evento foi realizado pela Secretaria de Agricultura do Acre
Por: Assessoria Sistema Faeac/Senar
Fonte: Sistema Faeac/Senar
O Senar/AC marcou presença na abertura do Curso de Classificação Física de Café Grão Cru, realizado ao longo desta semana pela Secretaria de Agricultura do Acre com apoio de parceiros institucionais.
Márcia Cristina Freire, gerente técnica do Senar – Acre, representou a instituição no dispositivo de honra no dia 15 (segunda-feira), abertura oficial do evento. O curso tem como principal objetivo capacitar os técnicos do Estado para garantir o sucesso da cadeia produtiva do café, e técnicos de campo do Senar que atuam na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) também participam da capacitação.
“Esta é a segunda fase das capacitações que a Secretaria de Agricultura do Acre (Seagri) está realizando com os diversos parceiros institucionais. Estas ações servem para profissionalizar ainda mais os técnicos de campo e incentivar os produtores de café acreanos. O Acre já é o segundo maior da Região Norte na produção do café robusta amazônica, e iniciativas como essa só agregam ao aumento da qualidade do grão e da produtividade na cadeia do café”, destacou Márcia Cristina.
“A cafeicultura tem se consolidado como uma das principais atividades econômicas da região. Atualmente atuo na ATeG do Senar, e esta parceria tem permitido que cafeicultores acreanos conquistem os mercados mais exigentes e obtenham os melhores resultados financeiros. Com a assistência técnica do Senar, a economia, cultura produtiva e trabalho dos produtores rurais são valorizados”, disse Romário Monteiro, engenheiro agrônomo e técnico de campo da ATeG do Senar.
O evento integra mais uma etapa do Programa de Fortalecimento da Cafeicultura do Acre – ProCafé Acre. O principal objetivo é a elevação da qualidade da produção e a geração de melhor renda aos cafeicultores, sendo fruto de parceria entre Seagri, Sistema Faeac/Senar, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Instituto de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e Sicred Biomas.