Diretor-geral do Senar visita o Ceará e reforça apoio à expansão do Projeto Valores Humanos
Projeto desenvolvido pelo Sistema Faec/Senar promove ética, cidadania e desenvolvimento pessoal de crianças e jovens, e deve ser expandido para outros estados.
Bruno Cabral
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Faec/Senar
Nos dias 15 e 16 de agosto, o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, esteve no Ceará para acompanhar de perto as ações do Projeto Valores Humanos (PVH). A iniciativa, desenvolvida pelo Sistema Faec/Senar, tem como objetivo principal promover a ética, a cidadania e o desenvolvimento pessoal de crianças e jovens.
Acompanhado pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, Carrara participou de atividades do PVH realizadas em Fortaleza e no município de Russas, no interior do estado. Em Russas, o diretor visitou uma escola local que adota a metodologia do projeto. O prefeito do município, Sávio Gurgel, também acompanhou a visita.
Durante sua passagem por Russas, Carrara destacou a importância de formar uma geração baseada em princípios e atitudes construtivas. “Vi aqui, no interior do Ceará, um projeto voltado para crianças, trabalhando valores, trabalhando o amor”, afirmou. “Essa é a geração que, daqui a 20 anos, vai estar mandando no nosso país. É um prazer muito grande acompanhar essa iniciativa.”
O diretor-geral do Senar ressaltou ainda que o PVH já foi testado com êxito no Ceará e em outros estados. A proposta, segundo ele, é expandir sua implementação para outros municípios do interior do Brasil. “É uma metodologia que já está testada. A ideia é replicá-la no interior do nosso país. É um orgulho ver o que está sendo feito aqui.”
Na ocasião, Amílcar Silveira destacou a expansão das ações educacionais voltadas para o meio rural como uma das principais estratégias da atual gestão. “Quando assumimos a Federação da Agricultura, um dos nossos principais focos era promover grandes transformações. E uma das mais significativas que identificamos foi na educação no meio rural, por meio de metodologias capazes de transformar vidas.”
O projeto começou com quatro escolas em quatro municípios e, atualmente, já alcança 144 unidades de ensino em 50 municípios cearenses. “É um trabalho que, no futuro, certamente fará uma grande diferença. E, com o apoio do Senar Nacional, podemos expandir ainda mais esse projeto, alcançando, no mínimo, duas mil escolas”, concluiu Amílcar Silveira.