Paraná
Discurso de abertura do Agrinho 2023
Em sua fala, presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette. destacou o ESG nas ações da entidade envolvendo as crianças, jovens e produtores rurais
O aquecimento global é uma realidade que interfere na vida da humanidade e precisa ser enfrentado. Os sinais do perigo estão cada vez mais evidentes com as secas prolongadas, as enchentes violentas e os incêndios florestais registrados mundo afora. Tudo isso resultado da insensatez de gerações que poluem a terra, o ar e os mares, além do uso desenfreado dos recursos naturais.
Evitar as consequências do aquecimento global é responsabilidade de todos nós. Por esta razão elegemos o ESG – sigla de meio ambiente, comportamento social e governança – como o tema central deste ano do Programa Agrinho. Essa é mais uma forma de o meio rural abraçar as práticas de ESG!
Afinal, o Programa Agrinho tem uma face social marcante, que envolve milhares de crianças e jovens do ensino fundamental, com desenhos e redações; e professores, com experiências pedagógicas. Ainda, por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação , há dois anos, temas como robótica e programação também entraram no certame do Agrinho. Ou seja, essas são novas maneiras de inserir alunos das escolas públicas e particulares na tecnologia, preparando-os para as escolhas profissionais.
É a nossa contribuição para a formação da cidadania na nossa juventude.
Mas não paramos por aí, pois sabemos que a juventude é fundamental para o planeta. Este ano, firmamos outro convênio com a Secretaria de Educação para incorporar novas tecnologias nos 23 colégios agrícolas do Estado. Os estudantes estão sendo preparados pelos instrutores do SENAR-PR para dominar conceitos e tecnologias que puxarão o desenvolvimento do setor agropecuário paranaense ao longo da próxima década. Desta forma, colocamos à disposição dos colégios agrícolas quatro módulos: Mecanização Agrícola, Agricultura de Precisão, Drones Agrícolas e Pecuária. Essa parceria revela a importância que os colégios técnicos agrícolas têm para o Sistema FAEP/SENAR-PR.
Para os nossos trabalhadores e produtores rurais, atualmente, todos os cursos do SENAR-PR dispõem de ações de ESG, de forma direta ou de forma transversal. Isso porque nossos agricultores e pecuaristas precisam adaptar os seus negócios às práticas de ESG.
Todas essas ações que impactam crianças, adolescentes e os produtores rurais fazem com que o SENAR-PR participe diretamente na formação de novas gerações de profissionais.
Mas isto tudo só é possível com a participação dos secretários municipais de educação, de diretores e professores das redes pública e particular. A vocês, muito obrigado.
Também quero agradecer aos nossos parceiros e patrocinadores, aos nossos sindicatos rurais, as centenas de prefeituras do Paraná e ao governo estadual.
Este encontro de hoje, com mais de 4 mil crianças, jovens, seus pais e professores é a confirmação de que o Programa Agrinho pode ajudar a moldar as novas gerações dentro de padrões que vão transformar nossa sociedade e o nosso país para melhor.
Muito obrigado pela presença de todos.
Ágide Meneguette
presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR