Do Rural à Mesa promove troca de experiências entre produtores da Bahia e do DF
Participantes visitaram associação e propriedades rurais
Brasília (06/10/2025) – O Programa “Do Rural à Mesa”, uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), promoveu, na última semana, uma troca de experiências entre produtores rurais da Bahia no Distrito Federal.
Durante a agenda, os visitantes tiveram dois dias de atividades práticas em propriedades do DF, com destaque para visitas à Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar da Encruzilhada (Astrafe) e à Fazenda Malunga.
Na Astrafe, o grupo visitou três produtores e viu de perto a realidade do campo local. A comitiva conseguiu identificar que muitos dos desafios enfrentados em Brasília são semelhantes aos da Bahia, como a organização da produção e a comercialização.
O coordenador técnico do Senar, Adriano Pontes, afirmou que as visitas proporcionaram uma experiência prática e inspiradora para os produtores da Bahia, que puderam identificar semelhanças e aprender com modelos diferentes de produção para superar desafios comuns no campo.
“Esse intercâmbio mostrou aos produtores que, independentemente do tamanho da propriedade, os desafios são muito parecidos. Viram que além de técnicas ou estratégias de comercialização, o que fica marcado é a importância da união e da cooperação para fortalecer toda a cadeia produtiva”.
Crystiane Matos, gerente de Educação no Senac Bahia, destacou que a experiência trouxe reflexões importantes sobre logística, comercialização e a necessidade de cooperação entre agricultores de diferentes portes.
“Foi um momento muito rico. Essa vivência reforçou que quando os produtores se organizam, conseguem fortalecer toda a cadeia produtiva e encontrar soluções conjuntas para crescer no campo”.
Anaildo Porfírio, presidente da Astrafe, lembrou que, apesar dos desafios semelhantes enfrentados em diferentes regiões, existem experiências consolidadas que servem de inspiração para aprimorar a gestão e ampliar mercados.
“Quando os produtores enxergam de perto modelos já estruturados, percebem que é possível organizar melhor a produção e abrir novas oportunidades de comercialização”, disse.
Rural à Mesa – O projeto se consolida como referência nacional na integração entre campo e cidade, a partir da promoção de qualidade, confiança e desenvolvimento sustentável.
Criado há dez anos no Distrito Federal e atualmente conduzido pelo Senar-DF em parceria com o Senac e apoio do Sebrae, na Bahia, o programa alia Assistência Técnica e Gerencial, formação profissional rural e conscientização de estudantes de gastronomia.
O foco é melhorar os processos produtivos para garantir alimentos de maior qualidade e regularidade, além de facilitar a comercialização e ampliar a renda dos produtores rurais.