Logo CNA

Duas turmas de produtores recuperam nascentes em Santos Dumont
20160816135811 fileid nascentes turma interna 0 786054002015150611051

Capacitação é ofertada pelo SENAR Minas em parceria com a Associação dos Produtores de Leite Balde Cheio

16 de agosto 2016
Por Senar

Uma turma com 12 participantes concluiu, na última semana, o curso de Recuperação e Proteção de Nascentes no município de Santos Dumont. O evento é fruto da parceria entre a Associação dos Produtores de Leite Balde Cheio de Santos Dumont e o SENAR Minas. As aulas foram ministradas na Fazenda Santa Maria, que conta com várias nascentes e área de preservação ambiental (APP).

Esta foi a primeira vez que o curso foi realizado no município. “A fazenda já recebeu quatro cursos do SENAR Minas na área de Equideocultura, já que contamos com um centro equestre. Mas este foi o primeiro curso de Recuperação e Proteção de Nascentes”, explica o veterinário responsável pela fazenda, Elmar Batista Moreira Filho.

Segundo ele, na propriedade, familiares, como ele, e colaboradores são guiados pelo lema “Conhecer para melhor preservar”. “Foi por isso que recebemos mais esse curso. Porque temos a preocupação com a preservação e a restauração florestal.” Ele e um colaborador participaram e pretendem disseminar os ensinamentos.

A mobilizadora Maria das Graças Cota Torres conta que resolveu levar o curso para Santos Dumont após ver o sucesso de um curso realizado na cidade de Palma. “Levantei o interesse dos associados da Associação dos Produtores de Leite Balde Cheio de Santos Dumont e, com respostas positivas, solicitamos o curso, que foi um sucesso. Tenho certeza que todos os participantes terão muito trabalho pela frente. O que foi aprendido será empregado nas propriedades aos poucos, o que garantirá a preservação.”

Mais um curso

Além do curso realizado na Fazenda Santa Maria, entre os dias 8 e 10 de agosto, a cidade de Santos Dumont recebeu, na mesma semana, entre os dias 11 e 13, mais um curso de Recuperação e Proteção de Nascentes. “A demanda foi muito significativa, o que fez com que formássemos duas turmas, capacitando, ao todo, 25 pessoas.” O segundo evento foi realizado no Hotel Fazenda Alvorada, que sempre recebe cursos do Senar Minas na área de produção de alimentos.

Conteúdo

Os dois cursos, cada um com carga horária de 24 horas, foram conduzidos pelo instrutor Ulisses Freire. Entre os temas abordados: legislação ambiental estadual e federal, topografia e características de locais de nascentes, construção de ponto de captação e como registro de dados da nascente recuperada para fins de catalogação.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.sistemafaemg.org.br