Brasília (27/06/2025) – A Comissão Nacional de Mulheres do Agro da CNA cumpriu agenda nesta semana em Cuiabá (MT), onde participou de reunião na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e do encontro “Elas no Agro”.
Na quarta (25), a reunião foi com a Comissão de Mulheres da Famato, com a presença de presidentes de sindicatos rurais, a diretoria da Famato Mulher e representantes da comissão estadual para apresentação das principais ações voltadas ao fortalecimento da participação feminina no setor agropecuário.

Durante o encontro, a presidente da Famato Mulher, Luciana Tomain, destacou a importância da atuação conjunta com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para ampliar o alcance das iniciativas.
“É muito gratificante ver o quanto temos avançado. Essa reunião reforça a importância do nosso trabalho em parceria com o Senar Mato Grosso para ampliar o alcance das nossas ações e chegar a cada vez mais mulheres do agro”, disse.
Para ela, o objetivo é sempre incentivar a participação feminina nos sindicatos, promover capacitação, fortalecer a representatividade e mostrar que as mulheres possuem um papel fundamental nas decisões do setor.
Simone de Paula, vice-presidente da Comissão Nacional de Mulheres do Agro da CNA, afirmou que a reunião com a Comissão de Mulheres da Famato foi um momento de mostrar as ações da Confederação no estado.
“Elas têm feito um excelente trabalho de transformação nessas produtoras através da comunicação, reuniões, capacitações, visitas e eventos realizados por regiões”.
Entre as ações apresentadas, ganharam destaque os incentivos à associação de mulheres aos sindicatos e as oportunidades de capacitação promovidas pela comissão, que resultam, cada vez mais, em maior engajamento feminino nas entidades sindicais.
A assessora técnica da CNA Liziana Rodrigues ressaltou o papel estratégico da Famato como articuladora de soluções para o setor produtivo.
Para ela, as mulheres possuem uma participação ativa e contribuem com sua visão, capacidade de gestão e protagonismo nas decisões do setor.
Durante a programação, a coordenadora da promoção social da Famato, Aline Poliane, apresentou os programas desenvolvidos no estado, como o projeto “Pequeno em Campo” e iniciativas voltadas à saúde no meio rural. As ações reforçam o compromisso da Federação com o bem-estar e o desenvolvimento das famílias rurais, com foco na inclusão e melhoria da qualidade de vida no campo.
Elas pelo Campo - Durante o evento, um painel reuniu representantes de todos os elos do Sistema, como produtoras rurais, presidentes de sindicato, presidentes de comissões estaduais e a vice-presidente da Comissão Nacional de Mulheres do Agro.
Um bate-papo sobre os desafios e as ações necessárias para ampliar a participação das mulheres e de suas famílias na representatividade do produtor rural foi promovido.
A iniciativa reforçou o papel das comissões de mulheres como espaço de incentivo à atuação feminina no agro, com o objetivo de engajar mais produtoras nas instâncias do sistema e, ao mesmo tempo, fortalecer o envolvimento coletivo das famílias no desenvolvimento do setor.
