ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Entidades do agro se reúnem com vice-presidente da República para discutir biotecnologia
Whats App Image 2024 12 18 at 17 14 16

Encontro reuniu diversas instituições do setor, na quarta (18), em Brasília

19 de dezembro 2024
Por CNA

Brasília (19/12/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a senadora Tereza Cristina e outras entidades do setor produtivo se reuniram, na quarta (18), com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para discutir a cooperação entre o Brasil e a China na área de biotecnologia.

No encontro, as entidades apresentaram um relatório ao vice-presidente sobre a missão empresarial à China realizada em novembro, com o apoio da Bayer, e que teve como objetivo o fortalecimento da relação entre os dois países nas áreas de inovação biotecnológica e sustentabilidade agrícola.

O presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, André Dobashi, afirmou que o fomento da biotecnologia é fundamental para a segurança alimentar do país e do mundo, principalmente pelo impacto nos custos de produção de culturas agrícolas, como a soja e o milho.

Um dos temas tratados na reunião foi a retomada do Grupo Técnico de Biotecnologia da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), presidida por Geraldo Alckmin.

“O Alckmin se mostrou disposto a colaborar com a pauta e vai trabalhar em até quatro níveis para viabilizar a sincronia da aprovação da biotecnologia nos dois países. Se necessário, levará o assunto à sua contraparte na Cosban, o vice-presidente da China, Han Zheng”, explicou André Dobashi.

O presidente da Comissão ressaltou que a reativação do GT de Biotecnologia é necessária para promover uma comunicação mais fluida entre as entidades de pesquisa do Brasil e da China.

Ainda no encontro, a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, mencionou que o MDIC colocou a biotecnologia como tema prioritário na lista de projetos que foi enviada à força tarefa estabelecida depois da missão à China.

Participaram da reunião representantes da Embrapa, Aprosoja Brasil, Abramilho, Anec do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) e da Bayer.