ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Mato Grosso

Estudantes do Araguaia visitam Famato para conhecer o impacto do agro na economia
Whats App Image 2025 02 21 at 15 42 53

Federação recebeu visita de 20 estudantes do curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

21 de fevereiro 2025

Por: Vania Costa

Fonte: Ascom Famato

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu nesta sexta-feira (21/02) a visita de 20 estudantes do curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus do Araguaia. A visita fez parte do programa de Aula de Campo das disciplinas de Teoria Regional e Regionalização, Geografia Econômica e Política e Geopolítica, realizadas em Cuiabá.

A Famato foi escolhida pela universidade devido à sua representatividade e respeito no setor agropecuário e político, sendo uma referência para debater o cenário econômico e político local, estadual e suas conexões com o mercado global. A professora Antônia Ieda Delfino Viana, que liderou o grupo, destacou a relevância da visita para o aprendizado dos estudantes. “Compreender o funcionamento das instituições que estruturam a economia de Mato Grosso permite uma visão mais ampla sobre os processos de desenvolvimento e regionalização”, afirmou.

Os estudantes foram recepcionados pelo diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Robson Marques, que deu as boas-vindas ao grupo e ressaltou a importância das universidades na difusão de conhecimento e tecnologias para o agronegócio. Já o diretor de Relações Institucionais, Ronaldo Vinha, enfatizou o valor da troca de experiências e a conexão entre Famato e universidade, permitindo um diálogo enriquecedor para ambas as partes.

Durante a visita, o superintendente do Sistema Famato, Cleiton Gauer, apresentou o funcionamento do sistema sindical rural e a estrutura da Federação, que abrange o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o AgriHub e os Sindicatos Rurais. Ele reforçou o papel da Famato na representação dos produtores rurais e na formulação de políticas para o setor.

O coordenador de Inteligência de Mercado do Imea, Rodrigo Silva, apresentou dados sobre o agronegócio mato-grossense, mostrando que o estado lidera a produção nacional de algodão, bovinos, etanol de milho, gergelim, milho e soja. Ele também detalhou a ocupação do solo no estado, destacando que 40,5% do território está preservado pelos produtores rurais, enquanto 12,7% é destinado à agricultura e 24% às pastagens.

A gerente de Inteligência e Novos Negócios do AgriHub, Laís Oliveira, abordou a inovação e tecnologia no agro, apresentando projetos que conectam produtores rurais a soluções tecnológicas para aumentar a eficiência no campo.

Por fim, o superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini, apresentou as iniciativas da instituição em capacitação profissional, assistência técnica e formação educacional. Ele destacou os cursos de Formação Profissional Rural, os programas de Promoção Social, como Equoterapia e Mutirão Rural, além das opções de ensino técnico e superior oferecidas pela Faculdade CNA.

A visita foi uma oportunidade para os estudantes ampliarem seus conhecimentos sobre o funcionamento do setor agropecuário e sua influência no desenvolvimento econômico de Mato Grosso.

Matérias Relacionadas